Um lembrete a todos os homens sobre os cuidados com a sua saúde, a necessidade de realização de exames médicos periódicos, especialmente relacionados ao aparelho urinário e reprodutor, a manutenção de uma rotina de exercícios físicos, boa alimentação e sono de qualidade são os focos do Novembro Azul 2024, campanha desenvolvida em nível nacional pela Justiça Eleitoral e abraçada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), através de sua Secretaria de Gestão de Pessoas e Serviço Médico.
O ponto alto da iniciativa será realizado nesta quinta-feira (14/11), a partir das 10h30min, no Auditório Desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio sede do TRE-PI, com a distribuição de cartilha sobre o assunto; de broches com laços na cor azul as servidoras e servidores e de uma Roda de Conversa reunindo a médica urologista, Silvana Sales de Deus Barbosa; a psicóloga do TRE-PI, Kézia Stefani de Oliveira Lopes; e o educador físico, Francisco Filho. Ao final será oferecido um coffee break de confraternização.
Além do encontro acima, o auditório e o prédio do tribunal serão decorados em tons azuis e a fachada do edifício sede e do Fórum Eleitoral de Teresina receberão iluminação especial também nessa mesma cor.
A campanha tem o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos servidores do tribunal (Secretaria e Cartórios Eleitorais) promovendo sua participação em ações de educação e boas práticas em saúde e está dentro da política de valorização do corpo funcional dos órgãos do Poder Judiciário.
Em âmbito global, o “Novembro Azul” tem como meta sensibilizar e conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde e a importância da realização de exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a cada três meses, cerca de 70 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata no Brasil.
A campanha foi realizada pela primeira vez no Paí no ano de 2008, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia e teve origem na Austrália em 2003.
Exames Periódicos e Diagnóstico Precoce
A única forma de garantir a prevenção e a cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, nessa fase, o paciente pode ser curado em mais de 90% dos casos. O porcentual diminui conforme a doença avança. Na fase 1, entre 90% e 95%; na fase 2, acima de 70%; na fase 3, por volta de 40% a 50%; na fase 4 não é mais uma doença curável, segundo o Instituto Vencer o Câncer.
Quando os sintomas de câncer de próstata surgem, a doença geralmente, já está em uma fase mais avançada. O indivíduo pode sentir dificuldade ou desconforto ao urinar, jato urinário fraco, urinar mais vezes e acordar à noite para urinar. Quando a doença atinge os gânglios, o homem pode ter dor pélvica e edema em membros inferiores. Quando vai para os ossos, podem surgir as dores ósseas, associadas com potenciais de fraturas e compressão de nervosos periféricos ou do próprio cordão medular. Também pode ser detectada a presença de sangue na urina ou no sêmen.
As Unidades Básicas de Saúde – UBS que compõem o Sistema Único de Saúde – SUS, oferecem consultas e encaminhamentos a tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).
Os principais exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, realizados para a detecção e o combate à doença são a dosagem de antígeno prostático específico; ultrassonografia de próstata via abdominal e transretal, e biopsia da próstata.