Teresina foi a única cidade brasileira a vencer um desafio proposto pelo Programa UrbanShift e pelo C40 Cities. Como resultado, a capital receberá uma consultoria técnica especializada para a elaboração de um projeto que visa implementar um programa voltado ao incentivo e à promoção de serviços ambientais na cidade. A participação no desafio foi viabilizada pela Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.

O programa prevê pagamento para instituições, organizações sociais, cooperativas e pessoas físicas que realizarem serviços ambientais, como arborização urbana e coleta de resíduos sólidos, entre outras iniciativas que contribuam para a preservação ambiental.

“Essa premiação é extremamente importante para nós, pois permitirá o desenvolvimento de uma política pública essencial, que é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Essa prática já tem mostrado bons resultados em grandes centros urbanos. Teresina dará um passo significativo ao estruturar essa política, incentivando cada vez mais a sociedade a participar de ações ambientais. Esses pagamentos representam um mecanismo importante para a preservação do meio ambiente e a valorização de pessoas que se dedicam a isso em suas comunidades”, explica o coordenador da Agenda Teresina 2030.

O C40 Cities é uma organização internacional que promove ações e projetos de adaptação climática em diversos países, em parceria com instituições públicas e privadas. Em Teresina, a Agenda Teresina 2030 tem trabalhado em conjunto com o C40, desenvolvendo iniciativas voltadas à adaptação da cidade frente aos desafios da crise climática.