O Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio da 24ª Promotoria de Justiça, que tem como titular a promotora de Justiça Carmelina Moura, realizou, nessa terça-feira, 04 de fevereiro, audiência extrajudicial conciliatória, no bojo do Inquérito Civil nº 000021-172/2021, para tratar da situação estrutural e deterioração de passarela localizada na Av. Henry Wall de Carvalho, bairro Tabuleta, na zona sul da capital.
Participaram da audiência o vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA/PI), Giordano Ulisses, e a assessora Layres Bezerrra, e o superintendente Executivo de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/Sul), José Matheus.
Na oportunidade, restou esclarecido que a SDU/SUL realizou visita in loco, com a finalidade de averiguar a atual situação da passarela e foi constatado que esta não possui risco estrutural, e que necessita de melhorias e manutenção. O CREA/PI informou que foi instituída uma comissão para realização de vistorias em construções de grande porte estrutural, tais como pontes, barragens e passarelas, e que o órgão está à disposição para colaborar tecnicamente com o órgão parceiro na melhoria da referida estrutura.
Ao final, restou deliberado que a SDU/SUL deverá apresentar ao MPPI, no prazo de 60 dias, parecer técnico conclusivo em relação à estrutura da passarela e medidas para aquisição de recursos para a execução dos reparos e manutenção necessários.
O MPPI segue acompanhando a atuação do órgão municipal. A passarela é utilizada por dezenas de pessoas diariamente, e é uma importante estrutura para a mobilidade e o deslocamento de pedestres na área.