SDU Sul realiza operação de fiscalização em sucatas e ferros-velhos (Foto: Ascom)

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Teresina (SDU/SUL), por meio da Coordenação de Controle e Fiscalização, realizou uma operação em sucatas e ferros-velhos da capital.

Durante a ação, foram inspecionados o acondicionamento de materiais e a disposição irregular de sucatas em calçadas e vias públicas, obstruindo o espaço destinado aos pedestres.

De acordo com o coordenador de Controle e Fiscalização da SDU Sul, Leonardo Ferreira, a operação tem como principal objetivo desobstruir o passeio público e verificar a regularidade dos alvarás de funcionamento. “Estamos aqui atendendo às demandas da população, garantindo o uso adequado dos espaços públicos e a conformidade dos estabelecimentos com a legislação”, explicou.

Com a proximidade do período chuvoso, a fiscalização torna-se ainda mais necessária. O armazenamento inadequado de peças e materiais pode facilitar a proliferação de insetos e roedores, aumentando os riscos à saúde pública. Além disso, essas práticas violam o Código de Posturas do Município.

Ao todo, 30 estabelecimentos da zona sul foram fiscalizados durante a operação. Destes, apenas 3 estavam em situação regular, enquanto 27 receberam notificações por irregularidades. Na Avenida Maranhão, 11 sucatas foram inspecionadas, resultando em 10 notificações e apenas 1 estabelecimento regular. Já no bairro Santa Luzia, dos 19 locais fiscalizados, 17 foram notificados e apenas 2 estavam em conformidade com a legislação vigente.