I
Todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina terão programações especiais durante a Semana Santa
Nesta quinta-feira, 17 de abril, a Igreja Católica dá início ao Tríduo Pascal, um dos momentos mais significativos do calendário litúrgico, que se estende da tarde da Quinta-feira Santa até o Domingo de Páscoa. Este período convida os fiéis a uma profunda vivência espiritual, ao recordar os mistérios centrais da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Para marcar esse tempo sagrado, a Catedral de Nossa Senhora das Dores, bem como todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese, terá programações especiais, com Santa Missa, Adoração, Via Sacra e Vigília, convidando os fiéis à oração e à reflexão.
De acordo com o vigário-geral da Arquidiocese de Teresina, padre Amadeu Matias, o Tríduo Pascal representa o ponto de interseção entre o tempo da Quaresma e a celebração da Páscoa. “O Tríduo Pascal celebra os últimos acontecimentos da vida de nosso Senhor. Ele mesmo quis tomar conosco esta ceia. É belo compreender que é Jesus quem nos convida à mesa. Ele se entrega como alimento, e, ao praticarmos o amor, tornamo-nos presença viva Dele no mundo”, destacou o sacerdote.
Na Quinta-feira Santa, a Igreja celebra a Missa da Ceia do Senhor, que recorda a Última Ceia, a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, além do gesto do lava-pés, sinal do serviço e do amor de Cristo. Ao final da celebração, os fiéis permanecem em vigília diante do Santíssimo Sacramento.
“A adoração até a meia-noite é um momento de profunda comunhão. Recordamos quando Jesus deixou o Cenáculo e foi ao Monte das Oliveiras, onde foi preso. É um tempo de oração e de estar com o Senhor em sua dor”, explicou padre Amadeu.
Na Sexta-feira Santa, a Igreja vive o luto e a contemplação da cruz. É o dia da Paixão do Senhor, marcado por silêncio, oração e jejum. Neste dia, o arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, conduzirá a tradicional Procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro da cidade, com destino à Igreja de São Benedito. O cortejo relembra o sepultamento de Jesus. “Esse é o momento em que fazemos orações por toda a humanidade, pelos que creem e pelos que ainda não conhecem a fé. É uma prece linda, pois Jesus, como Sumo Sacerdote, apresenta a Deus as nossas súplicas”, pontuou o sacerdote.
Já no Sábado Santo, a Igreja permanece em silêncio até a noite, quando é celebrada a Solene Vigília Pascal. É nessa liturgia que ressoa o anúncio da Ressurreição: Cristo vive! A celebração é marcada pela bênção do fogo e da água, pela proclamação da Páscoa e pela renovação das promessas batismais.
Por fim, no Domingo de Páscoa, a alegria toma conta das comunidades com a celebração da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Toda a comunidade católica é convidada a participar da 10ª edição do “Teresina Ressuscita com Cristo”, uma grande procissão luminosa que celebra a Ressurreição do Senhor.
“Ao caminharmos neste dia, cada um de nós deve se perguntar: ‘Senhor, por que fizeste tudo isso?’ E ouvir no coração a resposta de Jesus: ‘Foi por ti, por amor, para que sejas feliz na tua vida humana’”, finalizou o padre Amadeu.
Confira a programação da Catedral de Nossa Senhora das Dores:
Celebrações presididas pelo arcebispo Dom Juarez Marques
Quinta-feira Santa (17/04)
18h – Missa da Ceia do Senhor, seguida de Vigília Eucarística
Sexta-feira Santa (18/04)
15h – Celebração da Paixão do Senhor, com Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito
Sábado Santo (19/04)
21h – Solene Vigília Pascal
Domingo de Páscoa (20/04)
Teresina Ressuscita com Cristo
16h – Saída e bênção das velas no adro da Igreja de São Benedito
Procissão luminosa pela Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana
18h – Santa Missa Solene de Páscoa, presidida por Dom Juarez Marques