O Projeto de Lei que declara o Festival de Inverno de Pedro II como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e o inclui oficialmente no Calendário de Eventos do Piauí foi apresentado ontem (15), na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.
A proposta visa reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival, que é realizado anualmente de forma gratuita no município que fica a cerca de 200 km ao norte de Teresina. O Festival se consolidou como um dos maiores eventos culturais do estado, atraindo milhares de visitantes de diferentes regiões do Brasil e até do exterior.
Realizado desde 2004, segundo o deputado, valorizar a música, o artesanato, a gastronomia e a identidade regional, gerando impacto positivo no turismo e na economia local são as contribuições do evento. A proposta segue para análise nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Caso aprovada, representará mais um marco na valorização da cultura piauiense.
“O Festival de Inverno é mais do que um evento — é uma expressão viva da cultura do nosso povo. Ele movimenta a economia, valoriza artistas, incentiva o turismo e promove Pedro II como referência nacional. Esse reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial é um passo importante para fortalecer ainda mais essa tradição”, afirmou o deputado Wilson Brandão.