Os deputados estaduais B. Sá (Progressistas), líder da oposição, e Evaldo Gomes (Solidariedade), pediram vistas em conjunto aos cinco projetos de lei que preveem a contratação de empréstimos do Governo do Estado junto a bancos internacionais e nacional. Ao todo, mais de R$ 9,2 bilhões estão sendo solicitados pelo Poder Executivo. O tema foi debatido na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nessa quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Conforme as informações, o Governo do Estado está solicitando pedidos de empréstimos totalizando 495 milhões de dólares junto a bancos internacionais e R$ 8,78 bilhões junto ao Banco do Brasil. A continuação dos debates sobre o assunto deverá continuar na próxima sessão da CCJ, prevista para ocorrer na próxima semana.
O deputado B. Sá, logo na análise do primeiro pedido de empréstimo, informou aos presentes na CCJ de que iria pedir vista de todos os projetos. Evaldo Gomes (Solidariedade) ainda tentou argumentar que o parlamentar do Progressistas deveria analisar e devolver o processo à CCJ ainda na sessão dessa quarta-feira (7); mas sem sucesso.
Ainda durante a CCJ, foi analisado o pedido de autorização para que o governador Rafael Fonteles possa viajar para a China, Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes. B. Sá criticou o número de viagens de Rafael Fonteles e disse querer saber quais foram os resultados reais dessas visitas a outros países.