Proposição da homenagem é de autoria do deputado Dr.Hélio
A Assembleia Legislativa do Piauí realiza, nesta segunda-feira (12), às 9h, no plenário Deputado Waldemar Macedo, sessão solene para a entrega do Título de Cidadania Piauiense à Promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga. A homenagem, proposta pelo deputado Dr. Hélio Oliveira (MDB), reconhece os relevantes serviços prestados ao estado pela integrante do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

Natural de Mamanguape, na Paraíba, Áurea Madruga iniciou sua trajetória no MPPI em maio de 2008, como Promotora de Justiça Substituta. Entre 2009 e 2013, atuou nas promotorias de Arraial, Itaueira e Porto.

Atualmente, está à frente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPPI (CAOMA/MPPI), de onde coordena projetos como “MPPI Sempre Presente na Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Florestais”, “Linha Verde”, “Agrotóxico Legal”, a Operação Nacional “Mata Atlântica em Pé” e o “Alerta Matopiba”.

“Trata-se de uma profissional com histórico de dedicação à causa ambiental e ao serviço público. Seu trabalho tem elevado o nome do Ministério Público e contribuído para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, afirmou o deputado Dr. Hélio Oliveira.

A promotora também já foi agraciada com a Medalha do Mérito Ambiental, concedida pelo Governo do Estado em 5 de junho de 2023, em destaque ao projeto “Zero Lixões”. Em agosto do mesmo ano, recebeu a Medalha do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) “Conselheiro Jesualdo Cavalcanti”, em reconhecimento aos serviços prestados à administração pública e ao controle externo.