Com 307 vagas, a penitenciária recebe armamentos, coletes balísticos e fardamentos para reforço do sistema prisional do Piauí
O governador do Piauí em exercício, Severo Eulálio inaugurou, nesta terça-feira (13), a Penitenciária Bispo Sebastião Alves de Souza, em Buriti dos Lopes.
Além do Governador, participaram da inauguração, o ex-Governador e presidente da Federação das Indústrias, Antônio José de Moraes Souza Filho, o secretário da Justiça, Cel Carlos Augusto, o ex-prefeito Bernardo Val, os deputados estaduais, Georgiano Neto, Gil Carlos, Felipe Sampaio e Rubens Vieira.
Durante a solenidade foram entregues armamentos, coletes balísticos e fardamentos aos policiais penais. O secretário da Justiça, Carlos Augusto, destacou que a inauguração da nova unidade faz parte da agenda do governador Rafael Fonteles, com foco na valorização da segurança pública e na estruturação do sistema prisional. “Essa nova unidade de segurança máxima foi construída com excelência. Acreditamos em um sistema mais humano, justo e seguro. Essa obra representa um avanço no combate ao crime e no fortalecimento dos protocolos de segurança”, reforçou o gestor.
A unidade penal contou com investimentos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e abre 307 novas vagas no sistema prisional piauiense. O local agora conta com sala da OAB, denominada Bernardo Lucas Mateus e com módulos de saúde, educação e trabalho voltados para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
“Uma obra de grande porte, fruto da parceria entre o Ministério da Justiça e o Governo do Piauí, com mais de R$35 milhões de reais investidos. Reúne forças de segurança e tem estrutura adequada para acolher pessoas que precisam ser reeducadas e reinseridas na sociedade”, frisou Severo.
“Essa é uma obra importante, especialmente pela sua localização estratégica. O Ministério da Justiça e Segurança Pública tem acompanhado os avanços no sistema prisional, e o Piauí tem se destacado na aplicação de recursos federais e estaduais. A unidade concretiza uma política nacional alinhada ao programa Pena Justa, do STF, promovendo mais humanização e justiça no sistema, além de fortalecer o combate ao crime organizado e melhorar o controle nas penitenciárias”, afirmou o diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel, que na solenidade estava representando o ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowsky.
O diretor da unidade, Vinícius Rodrigues, também ressaltou a importância do novo espaço. “A sensação é de uma responsabilidade muito grande. Consigo identificar a grandiosidade do que essa unidade vai representar para o Estado”, completou.
Antes de compor o dispositivo de honra, o governador e demais autoridades realizaram uma vistoria simbólica nos equipamentos entregues, que irão fortalecer as ações da Justiça e da Segurança Pública no Piauí. O policial penal Lucas Dantas, um dos aprovados recentemente em concurso, expressou o sentimento de atuar na nova unidade. “Para mim é uma sensação de realização. Primeiro por ter sido aprovado no concurso e estar aqui, tendo a honra de trabalhar numa unidade que vai ser referência para o Estado, de segurança máxima”, finalizou.