O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Carlos Augusto Pires Brandão para exercer o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A mensagem ao Senado será publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta terça-feira, 27 de maio.
Carlos Augusto Pires Brandão (Teresina, Piauí, 28 de julho de 1964) é um magistrado brasileiro, atualmente desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1).
Carlos Augusto Pires Brandão nasceu em Teresina, Piauí do dia 28 de julho de 1964, é um magistrado brasileiro, atualmente desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região.
Brandão graduou-se em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1986, e em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 1993. Concluiu especialização em direito constitucional também pela UFPI em 1999, mestrado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2001 e doutorado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2018.
É professor do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI, onde ingressou como professor substituto em 1997 e como professor assistente em 1999.
Exerceu os cargos de assessor jurídico da presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, advogado da União e procurador da República.
Ingressou na magistratura como juiz federal em 1997, tendo sido Juiz Titular da 5ª Vara Federal e Diretor do Foro da Seção Judiciária do Piauí.
Em 2015, foi promovido ao cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1).