O presidente e o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Ricardo Gentil Eulálio Dantas, concedem a Medalha do Mérito Eleitoral José Vidal de Freitas – Grau Ouro, ao General de Divisão e Comandante da 10ª Região Militar, Cristiano Pinto Sampaio, nesta quinta-feira (10/7), às 9h, em sessão solene, no plenário do TRE-PI, localizado na Praça Des. Edgar Nogueira, 80, bairro Cabral, Teresina -PI.

A homenagem é um agradecimento e um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral pelo Gen. Pinto Sampaio, no comando das tropas federais do Exército, nas Eleições Municipais de 2024, que atuaram em 188 municípios piauienses, para garantir a ordem e a segurança durante o pleito, assegurando um processo eleitoral tranquilo e democrático, com respeito a vontade das eleitoras e dos eleitores.

O General homenageado está deixando o Comando da 10ª Região Militar do Exército, sediada em Recife – Pernambuco, a partir deste mês de julho e vem ao TRE-PI se despedir e agradecer a atenção institucional prestada pela Presidência deste tribunal ao Comando da 10ª Região Militar.

A solenidade será conduzida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Martins e contará com a presença dos demais integrantes da Corte Eleitoral, das juízas auxiliares da Presidência e da Corregedoria, de representante do Ministério Público Eleitoral, de altas autoridades do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura Municipal de Teresina, da Associação dos Magistrados do Piauí – AMAPI e da Ordem dos Advogados do Brasil seção Piauí – OAB-PI, além de militares de alta patente do Exército, servidoras e servidores deste tribunal, amigos do homenageado e imprensa.

A medalha concedida é a mais alta condecoração do TRE-PI sendo outorgada a pessoas físicas e a instituições com relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Além do Grau Ouro, a honraria possui mais dois Graus: Especial e Prata. Foi instituída pela Resolução TRE-PI nº 221, de 27 de setembro de 2011, alterada pelas Resoluções TRE-PI nº 307, de 15 de julho de 2015 e Resolução TRE-PI nº 355, de 7 de dezembro de 2017.