ALEPI divulgou nota de repúdio e prefeito de Parnaíba exonera o agressor
A deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas) denunciou nesta sexta-feira(11) que está sofrendo graves ameaças que incluem plano de sequestro, estupro e assassinato. Segundo ela, o caso envolve pessoas ligadas à atual gestão municipal de Parnaíba, no litoral do Piauí.
De acordo com a deputada, tudo começou com episódios de intimidação, como a ronda de um carro suspeito em frente à casa de seus pais, em horários noturnos. O veículo, segundo ela, foi identificado e o caso está sendo investigado.
Os suspeitos foram identificados como Irmão Manoel, que presta serviço para a Prefeitura de Parnaíba; e o empresário Chagas Aragão. No áudio vazado nas redes sociais, eles falam em colocar Gracinha Mão Santa dentro de um veículo modelo Troller e levá-la até a Lagoa do Portinho, onde seria estuprada e assassinada.
Assembleia publica Nota de Repúdio aos agressores da deputada Gracinha Mão Santa
NOTA DE REPÚDIO
A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, por meio de sua Mesa Diretora, vem a público manifestar, de forma veemente, seu repúdio a todo e qualquer ato de violência contra a mulher.
A Casa se solidariza com a deputada Gracinha Mão Santa, que foi alvo de um ataque claro à sua dignidade, por meio de declarações que não apenas ofendem a parlamentar, mas atentam contra todas as mulheres. É inadmissível que, em pleno século XXI, mulheres continuem sendo alvo de intimidações e agressões — físicas, verbais ou simbólicas — em razão de seu gênero ou papel público. Nenhuma forma de violência pode ser tolerada ou naturalizada.
A Assembleia Legislativa reafirma seu compromisso com o respeito às mulheres e com a promoção de um ambiente seguro e digno para todas; e ressalta que é dever de todas as instituições, e da sociedade, combater a cultura da violência, denunciar seus autores e assegurar que sejam devidamente responsabilizados.
Por fim, a Mesa Diretora confia que as autoridades competentes adotarão as providências legais cabíveis, garantindo que episódios dessa natureza não fiquem impunes.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí
Mesa Diretora
O prefeito Francisco Emanuel exonerou do cargo, o coordenador de turno da iluminação pública, partícipe de um plano de violência contra a parlamentar
Após a ampla repercussão de um áudio revoltante, no qual dois homens discutem, com palavras de baixíssimo calão, um plano de sequestro, estupro e possível assassinato da deputada estadual Gracinha Mão Santa, a Prefeitura de Parnaíba tomou a primeira medida administrativa: o prefeito Francisco Emanuel exonerou um dos envolvidos, que ocupava o cargo de Coordenador de Turno de Iluminação Pública.
O servidor, identificado como Manoel Antonio Silva da Rocha, mais conhecido como Irmão Manoel, é um dos autores do áudio em que, junto ao empresário Chaga Aragão, cogita levar a parlamentar até a Lagoa do Portinho para violentá-la sexualmente. O conteúdo causou indignação em todo o estado e gerou manifestações públicas em defesa da deputada. Confira a matéria: Áudio com plano de sequestro, estupro e provável assassinato da deputada Gracinha Mão Santa choca Parnaíba
A exoneração foi publicada em diário oficial nesta sexta-feira (11), menos de 24 horas após a denúncia vir à tona.