Parceria foi realizada por meio sa Semcaspi
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina (Semcaspi) e a Fazenda da Paz celebraram parceria para o acompanhamento dos migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade residentes em Teresina. A parceria, representa um avanço importante na garantia de direitos humanos e na promoção da dignidade dessas famílias.
A ação de assistência, trata-se de uma iniciativa que busca integrar os migrantes ao território, oferecendo apoio para o acesso a serviços essenciais como saúde, educação, moradia, trabalho e proteção social.
Ao proporcionar acompanhamento social qualificado, a parceria favorece o fortalecimento de vínculos comunitários, a inclusão produtiva e a redução das situações de risco e violação de direitos.
Estiveram presentes na solenidade a secretária da Semcaspi, Eliane Nogueira; a secretária-executiva de Políticas Públicas da Semcaspi, Alexandra Campelo; o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, os venezuelanos assistidos pelo projeto e membros das instituições participantes.
DADOS DO CENSO
De acordo com o Censo de 2022, os imigrantes venezuelanos são atualmente o maior grupo de estrangeiros no Brasil, superando os portugueses, com um número que cresceu significativamente desde 2010.
Em Teresina esse grupo vem crescendo a cada dia, somente nas casas de passagens, hoje somam mais de 89 famílias num total de aproximado de 321 pessoas exigindo do poder público ações de curto, médio e longo prazos para que seja possível acolher de forma humanizada essa população.
