Ranking foi apresentado em coletiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e apontou para o crescimento de 14,3% do setor
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou o Top 10 Microfranquias do Brasil e o ranking das 50 maiores franquias do Brasil de 2022. O levantamento, feito a partir do banco de dados das redes associadas à ABF, inclui todos os modelos de franquia e tem como critério o número de unidades em operação das redes. Os dados apontam que o franchising foi responsável por movimentar mais de R$ 211,4 bilhões em 2022 e teve crescimento de 14,3%. Conheça algumas das maiores redes do país.
Mais um ano presente entre as 50 maiores franquias do Brasil, a OdontoCompany, rede de clínicas odontológicas, avançou do 12º para o 5º lugar. Com 1998 unidades em todo o território nacional, ante 1631 ao fim de 2021, registrou um dos maiores saltos do ranking, o que representa 22,50%. Há mais de 10 anos no franchising, a rede fechou 2022 com 2000 unidades comercializadas e um faturamento de mais de R$ 2 bilhões. “Estar entre as 10 maiores franquias do Brasil é ter a certeza que todo o trabalho que desempenhamos até aqui tem valido a pena. Além disso, este ano será muito importante para a OdontoCompany com grandes parcerias e projetos”, comenta Dr. Paulo Zahr, presidente da rede.
Já a Casa de Bolos, maior rede de bolos do Brasil e pioneira no segmento, é eleita pela sexta vez consecutiva no ranking. No levantamento, a rede avançou de 406 lojas em 2021 para 439 unidades no final de 2022. Para Rafael Ramos, diretor de marketing da franquia, o reconhecimento da expansão da Casa de Bolos mostra a qualidade e a credibilidade da marca entre seus franqueados e consumidores. “Estamos muito felizes em estar mais uma vez entre as 50 maiores franquias do país e isso aumenta ainda mais o orgulho que temos das práticas aplicadas, que mostram a confiança que todos têm em nossa marca”, afirma. Com o aumento de 8,1% das operações entre os levantamentos, a rede evidencia o seu crescimento pelo país e, para 2023, a expectativa é inaugurar mais 70 unidades, alcançando a marca de mais de 500 operações em todo o Brasil.
Há três anos no franchising, a Mais1.Café, rede de cafeterias brasileira, é estreante na lista e recordista na porcentagem de expansão em todo o país, alcançando um índice de 108,50% de crescimento com um salto de 189 operações em 2022 para 394 em 2023. Além disso, é a única rede de cafeterias elegível na listagem. “Esse reconhecimento é fruto do intenso trabalho que realizamos. Hoje, inauguramos em média uma loja a cada 30 horas. O crescimento da Mais1.Café é fruto desse trabalho de atender as necessidades dos franqueados com o constante empenho em treinar e gerar resultados”, comenta Hilston Guerim, sócio-fundador e diretor de expansão da rede. Para 2023, a franquia pretende fechar o ano com 900 unidades em todos os estados brasileiro.
Estreantes no ranking de microfranquias
A CredFácil, rede de franquias de finanças com atuação no ramo de empréstimos e financiamentos consignados, conquistou o posto pela primeira vez no ranking Top 10 Microfranquias do Brasil. A marca saltou de 700 unidades em 2021 para 1020 operações em 2022, o que lhe rendeu a 6º posição no ranking. Há 19 anos no mercado e 15 anos no franchising, a CredFácil é reconhecida pelo pioneirismo como correspondente bancário. Hoje representa mais de 10 instituições financeiras, com capacidade de atendimento diferenciado para atuar em todos os estados do Brasil por meio de quatro modelos de negócios: Home Based, Loja, Black e Master. “Proporcionamos um modelo de empreendedorismo e gestão inovador. Atualmente temos 20 milhões de clientes, dos quais não há riscos de inadimplência. Além disso, o setor está em expansão e para 2023 projetamos um crescimento de 32% para os negócios”.
Outra estreante no ranking de microfranquias foi o market4u, rede de minimercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e comerciais. Com 1477 operações em 19 estados e no Distrito Federal, o market4u se classificou na 4º colocação do levantamento da ABF. Para 2023, prevê o lançamento de uma versão do aplicativo próprio, que permitirá a expansão da franquia por meio do atendimento a novas cidades e regiões. “Nosso objetivo é conquistar, ao todo, 700 franqueados, abrir cinco mil lojas e chegar ao faturamento de R$ 500 milhões até dezembro deste ano”, revela Eduardo Córdova, CEO do market4u.