O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vem a Teresina participar do Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais que se inicia nesta quinta-feira (4) e se estende até o sábado (6), no auditório do Blue Tree Towers Rio, e vai contar com cerca de 600 GCMs, incluindo o efetivo da Capital, de cidades do interior do Piauí e de 18 estados do país.
Na Capital, Flávio Dino será um dos palestrantes da sexta-feira (05), bem como o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Tadeu Alencar. A palestra magna terá como tema “Os desafios da gestão na Segurança Pública Básica” e, de forma geral, fortalece o papel das Guardas Municipais no país.
O evento é promovido pela Comissão Norte e Nordeste de Guardas Municipais. A programação conta ainda com palestras de profissionais de Segurança Pública renomados, pesquisadores especializados na área, além de mesas redondas, debates e oficinas, no sentido de favorecer o diálogo entre diferentes realidades. Inspetores e comandantes da GCM em outras cidades também são presença confirmada, bem como o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.
Neste ano, o tema abordado será “Os desafios da inovação e integração na Segurança Pública básica”. A ideia é dar visibilidade às Guardas Municipais dos estados do Norte e Nordeste, através do debate de temas e questões específicas, fomentando a integração da instituição com os demais segmentos da Segurança Pública, o crescimento profissional individual e institucional da corporação.
André Viana, comandante da GCM de Teresina, pontua que esta é a primeira vez que o Enneguam é realizado no Piauí e a expectativa é de ser o maior evento dos últimos anos.
“Vamos estar recebendo a maior edição de todas que já aconteceram. Será um recorde de participantes, com 18 estados e para coroar a grandiosidade do evento, vamos estar recebendo, na sexta à tarde, o ministro Flávio Dino, que irá palestrar a temática que está sendo trabalhada dentro do Ministério da Justiça, que é a Segurança Pública Básica. É uma honra para Teresina e para os guardas municipais ter esse evento junto ao ministro da Justiça e Segurança Pública”, destaca André Viana.