Durante reunião ocorrida neste final de semana, a promotora de Justiça Flávia Gomes apresentou sugestões de ações em prol da primeira infância no Piauí. O diálogo sobre essa temática ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e contou com a participação de integrantes do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do programa Pacto Pelas crianças, recentemente lançado no Piauí.

O deputado estadual Dr. Vinicius Ponte(PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa só Piauí participou das discussões sobre o programa “Pacto Pelas Crianças” ressaltando testemunhos de sua experiência como diretor do Hospital Infantil.

Flávia Gomes, que é titular da 38ª promotoria de Justiça de Teresina e também coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), representou o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), nesse encontro.

Na oportunidade, foram apresentados o programa “Pacto Pelas Crianças” e a carta com indicadores piauienses, produzida pelo TCE-PI. A Carta dá ciência da situação do estado do Piauí quanto aos indicadores vinculados à Primeira infância -como pré-natal, nutrição, saneamento básico, mortalidade infantil, saúde e educação – e visa sensibilizar o poder público sobre a garantia dos direitos das crianças, à diminuição das desigualdades e propiciar melhor qualidade de vida às famílias e às crianças em situação de vulnerabilidade. Já o Pacto tem o intuito de promover o desenvolvimento infantil integral na primeira infância das crianças piauienses.

Também estiveram presentes: o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros; a conselheira Rejane Dias; o diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do Tribunal, Gilson Araújo, a coordenadora do Pacto Estadual Isabel Fonteles e integrantes das equipes do TCE-PI e do governo do Estado.