Estabelecimentos apostam em novas estratégias, como ampliação de equipes e cardápios especiais, para aproveitar o movimento extra

Após o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendar a volta do horário de verão, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), firmou o seu apoio ao retorno do horário de verão e aponta que o faturamento do setor pode aumentar em até 15%, pois estimula todo o setor de alimentação fora do lar. O Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e botecos do Brasil, presentes em seis estados, está otimista com essa volta. A holding detém as marcas Espetto Carioca, rede com ambiente sofisticado e especializado em espetinhos de churrasco;  o Mané, rede de botecos que nasceu para proporcionar experiências gastronômicas únicas; o Buteco Seu Rufino, boteco raiz de família para família; e a rede Momento Bendito, cafeteria premium especializada em cookies, brownies e cafés.

“A holding se prepara para aproveitar os dias mais longos. Historicamente, o horário de verão influencia diretamente o comportamento de consumo, especialmente em bares e restaurantes, dado o aumento da frequência de clientes em horários prolongados em ambientes propícios para happy hours e confraternizações após o expediente”, comenta Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus.

No passado, uma das marcas da holding, o Espetto Carioca, já vivenciou resultados expressivos, como no último horário de verão, em 2018, em que registrou um crescimento médio de 37% em suas lojas durante o período. “A expectativa é que essa retomada possa representar, para alguns dos nossos estabelecimentos, um aumento de faturamento de pelo menos 15%, dependendo de como cada unidade fará os ajustes em suas operações para maximizar o efeito das tardes mais longas e de maior circulação de pessoas”, diz Gorodicht.

O diretor de novos negócios sinaliza também que estão estudando a possibilidade de ajustes nos cardápios para atrair mais clientes, com o objetivo de trazer novidades e melhorar a experiência do consumidor, visto que o horário de verão gera um impacto direto no comportamento social e no lazer noturno, impulsionando estrategicamente o segmento de bares durante os meses de maior movimentação.