Viagem inclui encontro com Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês e visita a empresas de satélite, internet e tecnologia

O governador Rafael Fonteles apresentou em Xiamen (China), o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba a representantes de duas das maiores empresas do país, também listadas entre as 100 maiores do mundo: Xiamen C&D Corporation e Xiamen Xiangyu. Na oportunidade, o governador destacou que o projeto vai facilitar e agilizar as operações de exportação realizadas no Piauí, sobretudo da produção de grãos do Cerrado.

“Foram reuniões importantes com duas empresas especializadas na cadeia de suprimentos global. Tivemos a oportunidade de apresentar aos representantes o nosso projeto do Intermodal, que faremos uma licitação já no próximo ano. Ele trará mais eficiência e segurança logística às operações no Piauí, especialmente a exportação de produtos agrícolas e minerais do estado para a China e outros países do mundo”, disse Rafael Fonteles.

Reunião representantes da C&D 11. JPEG.jpg

O governador do Piauí destacou que essas e outras tratativas em busca de investimentos ao estado seguirão no escritório da Investe Piauí em Xiamen, que será inaugurado ainda nesta segunda-feira (14). O papel do escritório será expandir as relações comerciais e de investimentos, abrangendo todo o continente asiático.
A Xiamen C&D Corporation Limited tem como principais áreas de negócios a operação de cadeia de suprimentos, desenvolvimento e operação imobiliária, turismo e exposições, cuidados médicos e de saúde, investimento em indústrias emergentes e outros campos.

Em reuniões prévias entre a equipe da Investe Piauí e a empresa estatal, foram discutidas oportunidades em logística e comercialização de commodities agrícolas e minerais. A empresa demonstrou interesse em aprofundar o conhecimento sobre o Projeto Intermodal do Vale do Parnaíba, o modelo de negócios, os procedimentos e as etapas previstas para avaliarem a melhor forma de participação e parceria.

Reunião representantes da C&D 12. JPEG.jpg

Xiamen Xiangyu

Com o objetivo de se tornar líder mundial em serviços de cadeia de suprimentos, a Xiamen Xiangyu tem como foco fornecer soluções integradas que abrangem desde a compra de matérias-primas até a distribuição de produtos acabados. Sua estratégia de negócio engloba quatro fluxos principais: materiais, negócios, capital e informações. A empresa estabeleceu cadeias de suprimentos robustas para commodities como produtos agrícolas, energia, químicos, metais e minerais, e tem expandido sua atuação em setores emergentes, como novas energias e novos materiais.

Em reuniões preliminares, a empresa chinesa foi outra a demonstrar interesse em entender o Projeto Intermodal do Vale do Parnaíba, etapas a cumprir e discutir possíveis parcerias.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, embarca para a China, onde irá se encontrar com representantes do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação do país e fará uma série de reuniões em empresas de satélites, internet e tecnologia. O principal objetivo da viagem é abrir oportunidades comerciais e buscar investimento de empresas chinesas no Brasil, parcerias comerciais e tecnológicas com esse que é o maior parceiro comercial do Brasil.
“Vamos discutir, no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, sobre mercado de telefonia, internet, satélite, prioridades do Brasil para a reunião dos Brics no ano que vem e regulamentação da internet”, afirma Juscelino Filho.
O ministro embarca para a China nesta segunda-feira (14) acompanhado do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Fued Nacif e do presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho.
Em Pequim, além da conversa com o governo local, a comitiva da pasta irá a empresas de satélites geoestacionários e de baixa órbita, desde aquelas que constroem os equipamentos até as que fazem o lançamento.
Haverá reuniões e visitas às empresas GalaxySpace – que está desenvolvendo um satélite de comunicação de nova geração para apoiar a comunicação de banda larga de celulares diretamente conectados a satélites -, a Great Wall Industry Corp e à fábrica de satélite Cast.
Visita a fábricas de celular
Na segunda semana de viagem, a comitiva do Ministério das Comunicações vai a Xangai, onde visita as instalações operacionais, incluindo fábrica e centro de controle da SpaceSail. A empresa pretende lançar seu serviço de internet via constelação de satélites de baixa órbita no Brasil nos próximos dois anos.
A cidade de Shenzen também está na rota, onde a comitiva visita empresas fabricantes de celular e veículos elétricos. “A ideia é entender como a China consegue ter um mercado diluído de aparelhos de celular, diferentemente do Brasil, em que basicamente quatro marcas fabricam e vendem aparelhos a preços altos. Então, é uma oportunidade de entender o mercado chinês”, finaliza o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais.