Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou nesta segunda-feira (14/10) moção de louvor e reconhecimento ao general Sérgio Borges Medeiros da Silva, comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército.

A mensagem do presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins com manifestação favorável do Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva é em agradecimento ao trabalho do Exército para segurança, à ordem e tranquilidade do processo eleitoral no Piauí.

“A condução da Operação de Garantia de Votação e Apuração pelo General Medeiros foi marcada por planejamento estratégico, liderança assertiva e coordenação eficaz, elementos que asseguraram o sucesso da missão em um contexto de alta complexidade e responsabilidade”, diz a mensagem, que ressalta o empenho de cerca de 3 mil militares nos 172 municípios que contaram com a presença de forças federais.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins também agradeceu, individualmente, todas as outras forças de segurança através de ofício encaminhados aos órgãos que integraram o Comitê de Segurança nas Eleições. O Centro de Controle e Comando foi composto por representantes das Polícias Federal, Civil, Militar, Exército, Bombeiros, Abin, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

Leia a moção de louvor e reconhecimento:

Na qualidade de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, venho, perante esta egrégia e honrosa Corte, apresentar moção de louvor e reconhecimento ao General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, pela inestimável contribuição prestada à segurança, à ordem e à tranquilidade do processo eleitoral no Estado do Piauí nas Eleições Municipais de 2024.

A condução da Operação de Garantia de Votação e Apuração pelo General Medeiros foi marcada por planejamento estratégico, liderança assertiva e coordenação eficaz, elementos que asseguraram o sucesso da missão em um contexto de alta complexidade e responsabilidade. Sob seu comando, 13 Organizações Militares foram mobilizadas, com o empenho de aproximadamente 3.000 militares, distribuídos por 172 municípios piauienses, garantindo que o processo democrático transcorresse em um ambiente de total segurança, reforçando a confiança da população nas instituições.

A operação coordenada pelo General Medeiros também destacou-se pela impecável gestão logística, com o emprego de cerca de 200 viaturas militares, assegurando a prontidão e a cobertura de áreas remotas e de difícil acesso. Tal organização logística foi fundamental para a rápida resposta às demandas operacionais, permitindo que a presença das Forças Armadas se fizesse sentir de forma efetiva em todas as regiões do estado, em consonância com os princípios da legalidade e da ordem.

Além do notável desempenho operacional, é imperioso ressaltar a disciplina, o rigor técnico e o elevado espírito de compromisso demonstrados pelo General Medeiros e pelos militares sob seu comando, o que resultou na execução da missão sem o registro de quaisquer incidentes. Essa atuação irrepreensível é um reflexo da capacidade de liderança do General, bem como do alto grau de preparo e profissionalismo dos integrantes da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Dessa forma, expresso, por meio desta moção, o reconhecimento desta Corte Eleitoral ao General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, pela sua competência, dedicação e comprometimento, que foram determinantes para o êxito do processo eleitoral no Estado do Piauí. Sua contribuição garantiu não apenas a segurança, mas também a confiança da sociedade piauiense na justiça eleitoral e na regularidade do pleito.

Firme nas razões aqui explicitadas, submeto à apreciação desta egrégia Corte a presente Moção de Louvor e Reconhecimento, como um justo tributo à liderança e ao serviço exemplar prestado pelo General Medeiros e por toda a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada ao Estado do Piauí e à democracia brasileira nas Eleições Municipais de 2024.

Desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Presidente do TRE-PI