Em audiência pública promovida pelo MPPI, integrantes das equipes de transição da gestão da FMS apresentam relatório e firmam compromisso para a garantia da assistência à saúde
Até o próximo dia 30 de novembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) deve apresentar ao Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), as escalas completas de plantões de fim de ano. Esse compromisso foi estabelecido durante audiência pública realizada, nesta quinta-feira (7), na sede leste do MPPI, em Teresina.
“Queremos assegurar agora, principalmente, no final do ano, que a assistência à saúde seja prestada sem interrupção. Outros encaminhamentos importantes também foram registrados durante audiência. Eles farão parte do processo administrativo que tramita na promotoria de Saúde da capital”, explicou o promotor de Justiça Eny Pontes, titular da 29ª Promotoria de Justiça e propositor do debate que reuniu os integrantes das equipes de transição da gestão da FMS.
O atual gestor da FMS, Ítalo Costa, e o futuro presidente da Fundação, o professor Charles da Silveira, compareceram à audiência. O debate mobilizou também representantes dos conselhos de classe, conselhos de saúde, sindicatos, profissionais de saúde da atenção básica, da rede hospitalar, entre outras autoridades.
Um relatório circunstanciado com ações desenvolvidas pela FMS foi apresentado pelo atual gestor do órgão. “Uma audiência pública bastante importante para gente chegar nesse momento e fazermos uma prestação de contas dos nossos atos de gestão e as entregas que nós fizemos ao longo do ano para a população de Teresina”, avaliou Ítalo Costa.
O próximo gestor da Fundação, o professor Charles da Silveira, apresentou informações detalhadas sobre o que se propõe a fazer e a respeito das melhorias que deseja implementar na saúde pública da capital.
Também participaram do debate: o coordenador da equipe de transição da atual gestão, o secretário municipal de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), promotora de Justiça Karla Daniela, e o titular da 36ª Promotoria de Justiça de Teresina, o promotor de Justiça Flávio Teixeira.