O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí realizou na noite desta quarta-feira(18) a solenidade de diplomação do Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadoras, Vereadores e Suplentes até a terceira suplência, eleitos em seis de outubro deste ano. Ao todo, setenta candidatos foram diplomados, entre titulares e suplentes.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins e pela Juíza da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho e foi realizada no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.
O evento conto com a presença do Governador Rafael Fonteles que disse que além de prestigiar todos os diplomados estaria prestigiando a democracia e que concluídas as eleições o foco agora na gestão e como prova disse já esteve reunido com o prefeito eleito de Teresina Silvio Mendes com quem estará nessa quinta-feira(19), em Brasília, no ministério da saúde em busca de recursos para atender as necessidades da população de Teresina.
Sobre os serviços de saúde em Teresina, Charles Silveira, já anunciado como presidente da Fundação Municipal de Saúde a partir de janeiro, disse que essa reunião do Governador e de Silvio Mendes com a ministra da saúde, Nísia Trindade e adequações no orçamento de 2025 serão fundamentais para resolver os problemas de saúde pública da capital, enfatizando a ampliação do Hospital de Urgência de Teresina.
Jeová Alencar, vice-prefeito eleito de Teresina ressaltou a importância do início dos trabalhos e a tentativa de permanecer com diálogo harmonioso com o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa.
O deputado estadual Gessivaldo Isaias(Republicanos) falou sobre assumir o cargo de deputado como titular com a renuncia de Jeová Alencar do cargo e da possibilidade da mudança de partido para o Progressista.
Os vereadores diplomados, DragaAlano, Lucy Soares, Roncalim falaram da expectativa do início do mandato, destacando a quantidade votos, a troca de casas parlamentar e a continuidade de trabalho por Teresina, respectivamente.
Petrus e Ismael Silva, vereadores diplomados, responderam com naturalidade por serem os únicos a discordarem da permanência do vereador Enzo Samuel na presidência da Câmara.
Pedro Alcântara, diplomado como suplente, já anunciado como vereador disse que só quem fala sobre liderança do prefeito na câmara é Silvio Mendes mas afirmou está pronto para todos os desafios. Havia expectativa da presença da suplente Samanta Cavalca que não compareceu a solenidade.
A vereadora diplomada Tatiana Medeiros, envolvida em denúncia por relacionamento com pessoas investigadas pela Polícia Federal, disse que no momento oportuno tudo será esclarecido e falou do trabalho que já desenvolve, em Teresina, em prol da população mais carente.
Ex-senadora Eliane Nogueira e vereadora Thanandra Sarapatinhas se posicionaram a disposição de contribuir com gestão prefeito Silvio Mendes.
Eduardo DraGa lano PSD
Bruno Vilarinho PR D
Enzo Samuel PDT
Daniel Carvalho MDB
Juca Alves PRD
Roncali PRD
Ana Fidélis Republicanos
Joaquim do Arroz PT
Fernanda Gomes Solidariedade
Gustavo Carvalho PT
Venâncio Cardoso PT
Deolindo Moura PT
Carlos Ribeiro PDT
Zé Neto MDB
Valdemir Virgílio PRD
Ismael Silva PP
Eusuila Calixto PT
Petrus Evelyn PP
James Guerra Avante
João Pereira PT
Luiz André PL
Samuel Alencar União Brasil
Dudu Borges PT
Zé Filho PSD
Lucy Soares MDB
Aluísio Sampaio PP
Fernando Lima PDT
Carpejane Gomes Podemos
Tatiana Medeiros PSB.
Questionada pelo Portal Política Piauí, Samanta respondeu. “Estou em Brasília para a colação de grau da minha filha na UNB. Por isso não pude comparecer à solenidade de diplomação no TRE-PI, mas minha irmã me representou. Que momento! Dois diplomas importantes e juntos, o que demonstra que hoje é um GRANDE DIA! É um dia ESPETACULAR!”.
Agradeço ao nosso Senhor Jesus Cristo, à minha família sempre presente e a todos os amigos e apoiadores. Todos vocês fazem parte dessa história que está só começando. Obrigada”.