O Museu da Imagem e do Som (MIS), tem o objetivo de promover a cultura para a população e ser um polo para a educação e a arte teresinense. O museu conta com pinacoteca, salas especiais para edição de vídeo, gravação de som, revisão de filmes e digitalização de fotografias, além de biblioteca, restaurante, auditório, espaço de alimentação e salão externo.

Um dos principais destaques do MIS é o espaço com acervo dedicado ao poeta, compositor e artista teresinense Torquato Neto, ícone do movimento cultural Tropicália e um dos responsáveis por divulgar a arte teresinense a nível nacional.

A obra possuiu o gerenciamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação e foi uma execução da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas – Saad Centro.

“Este é um projeto incrível, uma obra que está sendo concluída e entregue na gestão do Prefeito Doutor Pessoa. São mais de 4.000 metros de área dedicados à arte local e ao poeta Torquato Neto. Então, é motivo de grande alegria encerrarmos o ano com esta entrega belíssima e que enriquece nossa cidade e o nosso estado com tamanha estrutura e relevância”, explanou João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação.

A solenidade contou com a presença  e apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina.

Torquato Neto

As obras de Torquato Neto, conhecido como “Anjo Torto”, foram oficialmente reconhecidas como patrimônio imaterial do Brasil no final do ano passado, por meio da Lei nº 14.742. A lei foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e sancionada pelo governo em 1º de dezembro de 2023.