O senador Marcelo Castro(MDB/PI), o governador do Piauí Rafael Fonteles e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, assinaram nessa terça-feira (28), no Palácio de Karnak, o contrato para a implantação do sistema avançado de videomonitoramento do Piauí. O investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões, provenientes de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro.

A empresa responsável pelo projeto prevê concluir a infraestrutura e a instalação dos equipamentos em até 10 meses. As cidades de Teresina e Parnaíba serão as primeiras a receber os Centros Integrados de Comando e Controle.

“Inicialmente, esse recurso que destinei será utilizado para implementar o videomonitoramento na capital Teresina e em Parnaíba, que é a nossa segunda maior cidade. Eu pretendia alocar mais R$ 30 milhões para expandir para outras regiões, mas isso ainda não foi possível este ano. Contudo, continuamos empenhados em destinar mais recursos para ampliar o sistema até alcançar, pelo menos, as principais cidades do Piauí”, afirmou Castro.

De acordo com o governador Rafael Fonteles, o plano é incorporar diversos sistemas de monitoramento existentes, criando um sistema único e integrado. “Um exemplo é o videomonitoramento das escolas da Seduc, da rede estadual, que já está em funcionamento em boa parte das unidades e será integrado a esse novo projeto. A ideia é conectar câmeras do governo estadual, das prefeituras que desejarem aderir, bem como de pessoas jurídicas, lojistas, instituições privadas e até pessoas físicas”, destacou.

O secretário de Segurança ressaltou que o sistema contará com centenas de câmeras inteligentes, equipadas com tecnologias de reconhecimento facial, identificação de placas de veículos e câmeras térmicas. As pontes que ligam Teresina a Timon, assim como as pontes que conectam diferentes zonas da capital, também receberão câmeras de monitoramento.