Revisão do Planejamento Estratégico
A Assessoria de Planejamento e Gestão do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), lançou, nesta segunda-feira (03), consulta pública referente ao 1º Ciclo de Revisão do Planejamento Estratégico Institucional. O objetivo é alinhar a atuação ministerial às principais demandas da sociedade. Até o dia 28 de fevereiro, representantes da sociedade civil e integrantes do próprio Ministério Público e de instituições parceiras poderão responder ao questionário, indicando quais áreas e temas o MPPI deverá priorizar de 2025 a 2029.
Clique aqui e acesse o formulário!
A promotora de Justiça Denise Aguiar, assessora de Planejamento e Gestão, explica que o Planejamento Estratégico em vigor abrange o período de 2022 a 2029 e que está em plena execução, mas que o processo revisional é indispensável para que os objetivos e ações continuem em harmonia com as expectativas da população, considerando-se que os desafios sociais são dinâmicos.
“Os ciclos de revisão são fases importantes do planejamento estratégico nas instituições. Um planejamento revisado possibilita a identificação de novas demandas e a adaptação rápida às mudanças. Atualizar o planejamento estratégico permite que o MPPI acompanhe as mudanças na realidade social, identificando e priorizando questões emergentes e garantindo que suas ações sejam relevantes e efetivas. Mais uma vez, como etapa desse processo e como instrumento de transparência, lançamos uma consulta pública, que é uma ferramenta poderosa de participação cidadã. Ouvindo a sociedade, o MPPI fortalece a confiança e legitima suas ações, o que torna o processo decisório mais democrático e inclusivo”, destaca Denise Aguiar.
Por meio do questionário, os participantes poderão opinar sobre as áreas prioritárias de atuação, entre combate à corrupção e defesa do patrimônio público, educação e cidadania, saúde, segurança pública, infância e juventude, combate ao crime, meio ambiente/habitação e urbanismo/patrimônio histórico e cultural e defesa do consumidor. O respondente poderá ainda hierarquizar os temas que, em sua visão, constituem-se como demandas de enfrentamento mais urgente.
Os resultados da consulta servirão como uma das bases para a definição dos objetivos e metas a serem cumpridos pelo MPPI nos próximos anos.