Treze municípios do Piauí recebem encenação
No Piauí, a Paixão de Cristo é mais do que uma representação cênica: é um elo entre gerações, um espelho da fé do povo e um poderoso instrumento de valorização da cultura popular. Neste mês de abril, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), essa tradição ganha força e visibilidade em diversas cidades piauienses, emocionando plateias e levando a arte para os mais diversos cantos do estado. Dezenas de espetáculos são realizados em todas as regiões do Piauí
De norte a sul, grupos teatrais se dedicam durante meses para encenar a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, em produções que aliam talento, sensibilidade e a rica expressão da identidade cultural do povo piauiense. Cada apresentação é carregada de emoção, memória e religiosidade — uma verdadeira celebração coletiva que transforma ruas, praças e palcos em cenários de fé e arte.
“A Paixão de Cristo é uma das mais belas formas de expressão da nossa cultura. Por meio dessas encenações, o povo piauiense reafirma sua fé, sua história e sua criatividade. Para a Secult, apoiar essas iniciativas é garantir que tradições tão fortes e emocionantes continuem sendo vividas e compartilhadas. É cultura viva, que pulsa nos corações das nossas cidades”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.
São realizadas produções grandiosas e outras mais intimistas, todas marcadas por um profundo envolvimento comunitário. A Paixão de Cristo não apenas emociona, mas também movimenta a economia local, gera empregos temporários, fomenta o turismo e fortalece a autoestima das comunidades.
Ao apoiar esses eventos, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a democratização da cultura, reconhecendo o papel transformador da arte e investindo em manifestações que fazem parte da alma do povo.
As apresentações da Paixão de Cristo Itinerante foram iniciadas no dia onze em São João do Arraial-PI e dia treze em Teresina e prosseguem até o dia 25, conforme programação.
13/04, às 18h – Lourival Parente, Nova Ceasa – Teresina-PI
13/04, às 19h – Porto Alegre do Piauí – Parque Joel Ribeiro
Confira a programação e viva essa emoção:
15/04, às 18h – Valença do Piauí – Casarão (antigo Bar Glória)
16, 17 e 18/04 – Monte Castelo – Espaço Cultural Prof. Wall Ferraz, Teresina-PI
16/04, às 18h – Oeiras – Igreja Matriz
17/04, às 19h – Esperantina – Praça Noemi Lages
17/04, às 19h30 – Prisão de Cristo – Igreja Matriz, Porto do Piauí
18/04, às 6h – Piripiri – Largo N. Sra. dos Remédios
18/04, às 15h – Igreja Matriz – Porto do Piauí
18/04, às 18h – Bom Jesus – Salão da Serra
18/04, às 18h – Parnaíba – Matriz de São Sebastião
18/04, às 19h30 – Miguel Leão – Arena Teatral da Rua Nova
18 e 19/04, às 20h – Floriano – Teatro Cidade Cenográfica
26/04, às 19h – Cidade Jardim – Praça da Cidade Jardim, Teresina-PI