O governador e presidente do Consórcio Nordeste Rafael Fonteles participou, na tarde desta terça-feira (10), do “Nordeste em Pauta: Indústria e Inovação”, evento promovido pelo portal Metrópoles e pelo Banco do Nordeste, no B Hotel, em Brasília. Rafael Fonteles defendeu, durante apresentação no painel “O novo ciclo da Indústria no Nordeste”, que a região tenha 27% de participação nas linhas de crédito e editais de financiamento para ampliar o investimento e corrigir desigualdades.

O evento teve como foco discussões sobre os caminhos, os desafios e as oportunidades da indústria do Nordeste, o ecossistema da sustentabilidade que a região vem imprimindo, agricultura irrigada, indústria naval, expansão do ensino superior e um público consumidor crescente.

A ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou o papel do Consórcio Nordeste e apresentou os desafios que o governo vem tendo para fomentar investimentos privados, com a Nova Indústria Brasil (NIB), diante da taxação dos bancos. “Estamos vivenciando a menor taxa de desemprego da série histórica. Voltamos a ver o Nordeste crescer acima da média nacional e isso não é obra do acaso. É resultado de decisão política do governo. Tenho conversado com o governador Rafael sobre essas necessidades da região”, comemorou a ministra.

Além do governador e presidente do Consórcio Nordeste Rafael Fonteles, e da ministra Luciana Santos, participaram também do evento Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste; Maria Fernanda Coelho, diretora do BNDES e presidente da ABDE; Aldemir Freire, diretor do Banco do Nordeste e também diretor da ABDE; Rogério Sobreira, economista-chefe do Banco do Nordeste; e Márcio Stefanni, diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep.