Os deputados aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (8) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), dois projetos que vão estimular a educação dos jovens piauienses. Educação do Trânsito e incentivo à leitura acrescida da formação de bibliotecas comunitárias estão na pauta das matérias aprovadas.
O Programa Estadual de Incentivo à Leitura e Formação de Bibliotecas Comunitárias foi apresentado por Rubens Vieira (PT). Com a aprovação no Plenário da Alepi, o estado pode passar a ter, após sanção do governador Rafael Fonteles, uma lei que garanta o estímulo à formação de novos leitores e escritores, além da manutenção de bibliotecas comunitárias. O mesmo parlamentar é autor da Política Estadual de Desenvolvimento das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, que também foi aprovada na sessão plenária.
A deputada Ana Paula (MDB) é a autora do projeto que cria a Política Estadual de Educação no Trânsito nas Escolas. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a Secretaria de Estado da Educação devem ser parceiras na ação que vai incluir aulas sobre segurança viária, atividades extracurriculares sobre trânsito seguro e o incentivo à utilização de meios de transporte sustentáveis. Para a parlamentar, a iniciativa contribui para a redução da mortalidade no trânsito: “O Brasil enfrenta altos índices de mortalidade no trânsito, sendo fundamental que, desde a infância e adolescência, os indivíduos sejam orientados sobre segurança viária e comportamento responsável nas vias públicas”, justifica Ana Paula no projeto.
Dois projetos que garantem homenagens a personalidades e a categorias foram aprovados na sessão plenária. Ziza Carvalho (MDB) é autor da matéria que dá o nome de Deputado Gerson Antonio de Araújo Mourão ao auditório da Escola Estadual Artur Gonçalves, em Lagoa de São Francisco. A criação e inclusão do dia 15 de setembro no Calendário Oficial de Eventos como dia Dia do Advogado Eleitoralista, proposição de Dr. Marcus Vinicius Kalume (PT), também foi aprovada nesta terça-feira.