Na Câmara Municipal de Teresina, na sessão terça-feira(08), desta foram votadas e aprovadas doze matérias. Dentre elas onze de iniciativa dos vereadores, sendo três de título de cidadania, dois de reconhecimento de utilidade pública, um projeto de lei de autoria do vereador Juca Alves-PRD que institui o programa “Adote uma Praça”; também de vereador do PRD, Roncalin foi apresentado o projeto que institui o uso de Inteligência Artificial nas escolas.
Por iniciativa da vereadora Samantha Cavalca-PP foi apresentado o projeto que institui prevenção de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Foi aprovado também, o veto total do prefeito de Teresina, Silvio Mendes ao projeto de iniciativa do vereador Eduardo Draga Alana-PSD que trata sobre a criação do pelotão escolar da Guarda Municipal.
Na tribuna se pronunciaram, os vereadores João Pereira-PT, Dudu Borges-PT, Terezinha Medeiros-PRB e Pedro Alcântara-PP. O vereador Pedro Alcântara elogiou as ações do prefeito Silvio Mendes para melhorias no aterro sanitário de Teresina e recebeu o endosso de sua fala dos vereadores Samantha, Roncalin e João Pereira.
O vereador Pedro Alcântara, ainda na tribuna, fez críticas ao projeto das obras do Orçamento Participativo Anual do governo do Estado. Segundo o vereador, são obras, eminentemente, eleitoreiras, realizadas apenas em ano de eleições.
Ficou para ser votado na próxima terça-feira, dia 15 de julho, a Lei de Orçamento Anual previsto para o ano de 2026.