Reforço aéreo e ação integrada ajudam a controlar os últimos focos de incêndio em áreas montanhosas
Com equipes em campo e o apoio da aeronave do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BOPAER), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) informa que o incêndio está controlado e que os últimos focos que ainda resistem nas áreas montanhosas de Pavussu sejam completamente extintos até a noite desta quinta-feira (7).
Após quatro dias consecutivos de combate intenso, o município de Pavussu, no Sul do estado, enfrenta a reta final de uma das maiores operações de controle de fogo já registradas na região. O incêndio já destruiu cerca de 90 km² de vegetação nativa.
A força-tarefa envolve bombeiros, brigadistas, colaboradores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o helicóptero da PM-PI, que tem atuado nas áreas de difícil acesso.
“Em operações como essa de Pavussu, é preciso ter toda a cautela na hora de se combater um fogo desta magnitude. Por algumas vezes, além do elemento fogo, nossas equipes têm que ter todo o treinamento para saber tomar a decisão correta, não só na hora de extinguir as chamas, mas principalmente ao decidir como fazer esse combate. Temos que saber que tipo de maquinário será melhor empregado e como o fogo se apresentará no decorrer do dia. Tendo em vista toda essa nossa experiência, juntamente com as equipes da PM, tudo que foi estrategicamente empregado naquele município está se concretizando. Com isso, acreditamos que até hoje à noite, os últimos focos serão debelados por completo e na quinta-feira, o fogo nesta região estará extinto”, afirmou o coronel Egídio Leite, comandante operacional do CBMEPI.
De acordo com o comando operacional, um sobrevoo realizado com o comandante da missão, capitão Lucas Xavier, e equipes da aeronave do BOPAER, já confirma uma melhora significativa na diminuição dos focos que ainda restam nas áreas de mais difícil atuação.
“Estamos com a situação já praticamente controlada. Iremos agora monitorar os focos já debelados e permaneceremos com todas as equipes e a aeronave a postos para termos a certeza de que, até amanhã, esses focos não se tornem novas chamas com a força dos ventos”, explicou o coronel Egídio Leite.
De acordo com o Coronel Gomes, gerente de operações aéreas da SSP-PI, uma análise inicial das áreas atingidas foi crucial para o andamento de sucesso da missão. “Após esse estudo, a aeronave já foi já acoplada ao sistema que leva 540 litros de água, e já está fazendo os lançamentos em alguns focos de incêndio, estratégia que visa diminuir e extinguir as chamas que atingem a região”, explicou o Cel. Gomes.
“O trabalho da aeronave nesse tipo de serviço tem múltiplos benefícios. O helicóptero vai agir captando a água e jogando sobre os locais atingidos. Vai servir ainda para quem realiza a coordenação da operação, ter uma visão mais ampla e estratégica da área e como melhor combater esse fogo, como também saber para onde deslocar bombeiros militares e brigadistas. Com a aeronave, é possível também realizar o transporte de militares até as áreas atingidas, que devido às longas distâncias, durariam horas, caso fossem feitas a pé. Todos esses fatores garantem mais eficácia e excelência à operação”, concluiu o gerente de operações aéreas da SSP-PI, Cel. Gomes.
Incêndio em Pavussu recebe apoio do Batalhão de Operações Aéreas da PM-PI (BOPAER)
Incêndio em Pavussu recebe apoio do Batalhão de Operações Aéreas da PM-PI (BOPAER)
A Chefe de Gabinete e Relações Públicas do Corpo de Bombeiros Militar, a tenente-coronel Najra Nunes, que também acompanha as ações da corporação, reforçou o empenho das equipes e a importância do trabalho conjunto.
“Estamos acompanhando esse trabalho intenso em Pavussu e sabemos que nossas equipes de bombeiros de Floriano e Teresina estão 100% mobilizadas e trabalhando incansavelmente com sua experiência e apoio de todos os equipamentos necessários como os caminhões auto bomba tanque, picapes acopladas a kits de combate a incêndios florestais, além dos carros-pipas cedidos pelo município. Num combate tão intenso como esse, nossos militares seguem sem medir esforços para controlar o fogo na região. Seguimos confiantes”, pontuou a tenente-coronel Najra Nunes.
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí reforça a importância da integração entre forças estaduais e municipais, e a necessidade de prevenção contra incêndios e queimadas durante o período de altas temperaturas que já atinge o Piauí.