O Programa Nacional de Comitês de Cultura do Piauí (PNCC-PI) está presente no Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, que acontece em Brasília entre os dias 16 e 19 de novembro, O PNCC uma rede de articulação territorial que reúne organizações e agentes culturais para promover mobilização social e ampliar o acesso à cultura em todo o país.
O (PNCC) desenvolve suas ações por meio de 27 Organizações da Sociedade Civil, escolhidas por edital, e 595 Agentes Territoriais de Cultura. Esses agentes, representantes locais, atuam em 16 territórios do Piauí e recebem bolsas por dois anos para mobilizar comunidades, apoiar conselhos, elaborar projetos e ampliar o acesso à cultura. São fundamentais na articulação entre sociedade civil e poder público, promovendo uma gestão cultural mais democrática e inclusiva.
Antes do encontro nacional, no sábado (15), Brasília sediou o Primeiro Encontro Nacional dos Comunicadores Populares da Cultura, promovido pela UFPR em parceria com o Ministério da Cultura. O evento marcou o lançamento da Rede Comunica Cultura, voltada à articulação e fortalecimento da comunicação cultural no país. O Piauí foi representado por Adriana Márcia, Jeremias Santos, Ném Rodrigues, Noé Filho e Paulim Beltrão Marathaoã, que levaram ao evento a diversidade e a força da cultura piauiense.
Também é essencial destacar a presença da coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura no Piauí, Patricia Mendes, que integra a delegação oficial do estado, reforçando o compromisso institucional com o avanço das políticas culturais.
Nesta segunda-feira (17/11), às 9h, o presidente Lula receberá, no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Cultura. O Piauí terá papel de destaque na cerimônia, com a conselheira de Cultura Poliana Sepúlveda sendo autora da meta mais votada no eixo de fomento cultural — reconhecida como prioridade entre todas as propostas apresentadas. A proposta de 2% do Orçamento Público à Cultura estava entre as 220 propostas da área da Cultura no PPA Participativo.
Poliana Sepúlveda é coordenadora geral do PNCC-PI, presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) e também sua vice-presidente eleita. Sua atuação tem ganhado visibilidade nacional, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas culturais e valorização dos agentes culturais nos territórios. Embora os detalhes da meta ainda não tenham sido divulgados, sua liderança reforça o compromisso com a democratização da cultura e o fortalecimento das redes locais.
Na terça-feira (18/11), o Comitê de Cultura do Piauí participa da programação com a oficina “Participação Social e Democracia: Conselhos de Cultura como Dispositivos de Gestão Participativa”, ministrada por Poliana Sepúlveda e Antônio Filho (coordenador metodológico do PNCC-PI). A atividade propõe reflexões sobre o papel estratégico dos conselhos na construção de políticas culturais mais democráticas e inclusivas.
Mais informações:

Equipe PNCC-PI
Coordenadora Geral e Executiva
Poliana Sepúlveda Cavalcanti
Coordenador de Projetos e Parcerias
Jone Clay Macedo
Coordenador Metodológico
Antônio Filho
Coordenadora de Comunicação da Rede
Alexandra Teodoro
Coordenadora Executiva/Metodológica da OSC Parceira
Marcegiana Silva
Coordenadora de Comunicação da OSC Parceira
Sheylla Persi
Técnica Administrativo
Luciane Bringel
Técnico em Artes/Designer
Jairo Moura
Técnica em Comunicação/Social Media
Sibéria Campelo
Assessoria a Projetos e Parcerias
Suz Evany Lima

Agentes Territoriais do Piauí
1. Adriana Márcia
2. Alexandre Lucena
3. Alinny Paes Landim
4. Danielle Galdino
5. Francisco Oliveira
6. Gabriel Alves
7. Jainne Barros
8. Jeremias Santos
9. Lili Machado
10. Mary Quaresma
11. Mattza
12. Nara Maria
13. Ném Rodrigues
14. Noé Filho
15. Paulim Beltrão Marathaoã
16. Preto Tipuá
17. Renato Marques
18. Sativa