O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) proclamou, por unanimidade, o resultado do primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 no âmbito da circunscrição eleitoral do Piauí. A proclamação e a aprovação do Relatório Geral de Apuração das Eleições de 4 de outubro de 2026 ocorreram na sessão administrativa da última quinta-feira (15/10).

O relatório contém os dados consignados no “Resultado da Totalização”, a indicação das pessoas eleitas e suplentes no estado, e a votação de cada partido, coligação e candidaturas majoritárias e proporcionais. O documento traz, ainda, o eleitorado apto a votar, a quantidade de eleitoras e eleitores que compareceram às urnas no primeiro turno, bem como as seções apuradas e o número de votos apurados diretamente pelas urnas eletrônicas.

De acordo com o relatório, 82,85% do eleitorado piauiense compareceram às urnas no primeiro turno. A abstenção foi de 17,15%. Foram totalizados votos de 11.261 seções, incluídas as 1.036 que funcionaram de forma agregada. O tribunal utilizou 10.225 urnas eletrônicas.

Na sessão da última quinta-feira, também foi designada a data da sessão solene de diplomação dos eleitos no Estado do Piauí. A solenidade acontecerá no dia 16 de dezembro de 2026, às 19 horas, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI).

A sessão será destinada à diplomação dos candidatos eleitos aos cargos de governador e vice-governador do Estado, dos dois senadores da República, dos deputados federais e das deputadas e deputados estaduais. Os dois suplentes de cada senador eleito e os dois primeiros suplentes de cada partido ou federação para os cargos de deputado federal e deputado estadual, observada a ordem de classificação constante dos resultados oficiais das eleições e as disposições legais aplicáveis, também serão diplomados.