Hospital São Marcos recorre a Senadores e Deputados para manter prestação de serviços a comunidade

 Hospital São Marcos recorre a Senadores e Deputados para manter prestação de serviços a comunidade

  • REUNIÃO_HOSP_SÃO_MARCOS_(7).jpg

Atendendo a convite da diretoria do São Marcos, parlamentares federais do Piauí estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (08), para ouvir a solicitação de apelo para manutenção dos serviços pelo Hospital, especialmente, no tratamento de câncer prestados para comunidade com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) que, segundo a diretoria não são suficientes.

Participaram da reunião, os senadores Elmano Ferrer (PP-PI) e Eliane Nogueira (PP-PI), os deputados Júlio César (PSD-PI), Fábio Abreu (PL-PI), Merlong Solano (PT-PI) e representantes  dos deputados Átila Lira (PP-PI), Iracema Portella (PP-PI) e Margarete Coelho (PP-PI).

Os diretores do hospital, Marcelo Martins e Joaquim Almeida, afirmaram que o serviço de filantropia oferecidos pelo Hospital pode ser interrompido por falta de recursos.

O Hospital São Marcos tem um déficit mensal aproximadamente de dois milhões de reais, razão pela qual busca apoio da bancada federal para manutenção da prestação dos serviços.

O deputado Merlong Solano (PT) confirmou uma destinação de emenda parlamentar no valor de um milhão de reais, o senador Elmano , como faz anualmente, destinará quinhentos mil reais em emenda parlamentar e permanecerá com acréscimo de 350 mil reais e mais a manutenção dos honorários de um médico residente. Alguns parlamentares disseram que definir valores em reunião com membros de seus partidos.

O senador Elmano ressaltou a importância de serem mantidos os serviços filantrópicos prestado pelo Hospital São Marcos.

A senadora Eliane e os deputados Júlio César e Fábio Abreu destinarão, cada um, quinhentos mil reais em emendas parlamentares para o Hospital São Marcos.

A bancada federal se comprometeu também em fazer a interlocução junto aos poderes municipal, estadual e federal na tentativa de viabilizar mais recursos para custear os serviços filantrópicos prestados pelo Hospital São Marcos.

Questionado sobre o projeto que tramita no congresso nacional sobre alteração para manutenção do título de filantrópico para casas de saúde,   Joaquim almeida assegura que o São Marcos não será afetado pois supera a meta de atendimento filantrópico, chegando a quase setenta por cento dos atendimentos prestados pelo Hospital.

Além da destinação de emendas, a diretoria do São Marcos também solicitou ajuda dos parlamentares para interlocução com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e  com o governo do Estado.

Ainda em novembro será realizada uma reunião da diretoria do Hospital São Marcos com deputados estaduais em data a ser definida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.