UFPI desenvolve máscaras transparentes que permitem leitura labial

 UFPI desenvolve máscaras transparentes que permitem leitura labial

Professores e alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Universidade Federal do Piauí (UFPI)  máscaras transparentes para possibilitar a leitura labial. O estudo faz parte do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), que gere o Hospital de Campanha Estadual (HCE).

Devido à pandemia do coronavírus, tornou-se obrigatório o uso de máscaras para reduzir a possibilidade de contaminação. No entanto, as máscaras opacas impossibilitam a realização da leitura labial, fator importante na comunicação, principalmente para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva.

“O estudo é para a confecção de máscaras que tenham uma transparência para que se possa ver o movimento da boca. O objetivo é proporcionar a comunicação completa, porque uma parte da nossa comunicação verbal é feita também pela leitura dos lábios, mesmo de uma forma inconsciente. A UFPI também mantém o curso de libras e seria imprescindível a aplicação dessas máscaras”, afirmou o Prof. Dr. Fábio Rocha, responsável do estudo.

Para o líder do Projeto de PDI, Prof. Dr. Joel Coelho Rodrigues, “este estudo representa uma grande contribuição da Universidade Federal do Piauí, através do Projeto de PDI que suporta o Hospital de Campanha Estadual, para construir máscaras inovadoras que podem humanizar o contato interpessoal e favorecer a comunicação, sobretudo, de forma determinante para pessoas com necessidades especiais em temos auditivos”.

As máscaras estão sendo desenvolvidas por professores e alunos da UFPI. Atualmente, os pesquisadores estão realizando a fase de testes do segundo protótipo. O Ministério Público do Trabalho (MPT) apoiou financeiramente a fabricação de 500 máscaras que serão destinadas aos professores da UFPI e aos alunos do curso de Libras. Além disso, mais máscaras serão fabricadas para uso hospitalar.

“A gente foi pesquisando o modelo de anatomia e também modelos com filtros. A segunda versão tem filtro de baixo custo para respiração de acordo com os modelos já aprovados pela Anvisa. Vamos submeter o segundo protótipo a testes laboratoriais para chegar nos índices homologatórios da Anvisa. Também pretendemos remodelar o maquinário específico que está em desenvolvimento para que sejam produzidas mais máscaras em menos tempo”, explicou o pesquisador.

Segundo Prof. Fábio Rocha, com a conclusão do desenvolvimento das máscaras de uso universitário, os pesquisadores irão se dedicar à elaboração da máscara para o uso hospitalar. “Entregando essa primeira fase, vamos desenvolver esse novo protótipo para uso hospitalar. O avanço dessa pesquisa faz parte do Projeto do Hospital de Campanha Estadual, para que a gente obtenha um tipo de máscara melhor desenvolvida, mais aprofundada para que possamos tentar uma homologação junto à Anvisa para o uso em ambiente hospitalar”, disse.

O estudo liderado por Fábio Rocha, que também é coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, conta com a colaboração dos professores Joel Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Danilo Azevedo e Antônio Sales do curso de Engenharia Mecânica, além do apoio dos alunos voluntários Rômulo Pereira e Karen Piauilino, do curso de Engenharia Mecânica, também auxiliados por Cristian Prado, aluno de mestrado na UFMG, e dos alunos bolsistas de iniciação cientifica financiados pelo Projeto de PDI do Hospital de Campanha Estadual, Matheus Brandão e João Marcos Vilar do curso de Engenharia Elétrica.

O Hospital de Campanha Estadual (HCE) foi criado em caráter emergencial para tratar pacientes com a Covid-19 no contexto de um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) liderado por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Coordenado pelo Prof. Dr. Joel Coelho Rodrigues, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Nesse contexto, estão sendo realizadas, no hospital, pesquisas científicas nas áreas de Medicina, Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Direito, Administração, Farmácia e Matemática.

As pesquisas inovadoras contribuirão para o avanço da ciência e como base para o enfrentamento de futuras pandemias. A gestão técnica e administrativa do HCE, que integra o PDI, é uma parceria entre a UFPI, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).

O projeto aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA  para busca de industrialização e comercialização para comunidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.