Jesus,Aquele que acalma as Tempestades

 Jesus,Aquele que acalma as Tempestades

“E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4.35-41)

  • As tempestades de nossas vidas. O contexto do acontecimento

A Bíblia começa a nos dizer que sendo já tarde, Jesus disse aos seus discípulos: Passemos para a outra margem (Marcos 4.35). Esse “passemos para a outra margem”, se refere ao mar da Galileia.

Um lago de água fresca no norte da Palestina, em forma de coração, com cerca de vinte quilômetros de comprimento por treze de largura, duzentos metros abaixo do nível do mar. O mar era um lugar de beleza inspiradora: era um centro de atividade comercial na época de Jesus.

Com montanhas margeando a maior parte do lago, era sujeito a violentas tempestades por causa das fortes correntes de ar frio que vinham dos níveis mais altos até os mais baixos.

Mas, apesar de o cenário ser de possíveis tempestades devido as montanhas, a ordem de Jesus ainda era “passemos para a outra margem”. Uma coisa que devemos sempre ter consciência é, quando Jesus fala ele cumpre.

Podia aparecer o que fosse no meio do caminho, que as palavra de Jesus ainda assim iam ser realizadas. Por que isso ocorre? Pelo simples fato de que a Palavra de Deus não é condicionada a nada para ser realizada.

Vou explicar melhor, se eu Felipe falasse: Passemos para a outra margem; minhas palavras podem ou não se realizar, pois minha fala está condicionada a vontade de Deus, se Ele quiser que seja realizado amém, se não quiser, amém!

Agora, quando Jesus fala, ele não condiciona a vontade de ninguém a não ser a dEle, pois ele é o próprio Verbo que desceu do céu (João 1.1). A Bíblia revela coisas incríveis sobre a fala de Jesus, veja os versículos abaixo:

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24.35)

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não confirmaria?” (Números 23.19)

Agora você consegue entender, que se Jesus falou “passemos para a outra margem” certamente não seria tempestade ou mar que iria atrapalhar?

É por isso que todas promessas que Jesus, falou para você, pode demorar, mas tenha a certeza que vai cumprir-se em sua vida, pois se ele falou já está decretado!

A experiência de Pedro, Tiago e João

Os discípulos subiram no barco, e passado já algum tempo a Palavra de Deus vai nos dizer que começa uma grande tempestade:

“E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.” (Marcos 4.37). Como já lemos acima, era comum disto acontecer naquela região devido as forte correntes de ar frio.

Diante desse grande temporal, os discípulos foram de pressa chamar o Mestre:

“E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?” (Marcos 4.38). O que vale ressaltar dessa ocasião é que existia discípulos de Jesus que eram pescadores, como é o caso de Pedro, Tiago (o maior) e João.

Essa era uma profissão que eles tinham anos de prática, então certamente enfrentaram diversas tempestades em suas vidas e também era conhecido que aquela região que estavam passando tinha várias tempestades. Contudo, mesmo diante de tanta experiência ainda assim ficaram com medo daquela tempestade.

Isso nos mostra que muitas das vezes em nossas vidas podemos ter a experiência necessária para diversas coisas, porém, experiência sem Jesus não adianta de nada!

Você pode:

  • Saber como fazer as mais diversas coisas da vida.
  • Saber desenvolver uma pregação do início ao fim.
  • Saber liderar pessoas .

Mesmo assim, sem Jesus, de nada adianta tanta experiência. É incrível esse fato, pois nos mostra a dependência de Cristo que temos em nossas vidas. É mais ou menos o que o salmista Davi percebeu, quando Davi pecou com Bate-Seba (adultério), um dos pedidos que ele fez quando se arrependeu foi:

“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” (Salmos 51.11). Davi sabia que podia ter toda a experiência em guerra e como Rei, mas isso de nada tinha valor, sem a presença de Deus. Inclusive é até o próximo assunto que vamos abordar.

A presença de Jesus Cristo

Percebemos que mesmo diante de experiência, o que realmente importa é a presença de Jesus Cristo. Na passagem da tempestade, que estamos analisando, quando os discípulos chamam Jesus, ele rapidamente faz maravilhas:

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4.39-41).

Assim podemos perceber que a presença de Jesus é muito mais valiosa do que a nossa experiência. Temos que começar a compreender como igreja de Cristo, que dependemos completamente da presença de Jesus.

Se mesmo diante de tanta experiência, a presença de Jesus não se manifestar, não adianta nada! Estamos vivendo uma geração que pede diversos sinais, como milagres, maravilhas, curas e por aí vai…

“Onde está a presença de Jesus na sua vida?”.

Eu tenho certeza absoluta (a Bíblia me permite essa certeza), de que quando colocamos Jesus como centro em nossas vidas, as demais coisas acontecem. Vejamos alguns versículos que demonstram a importância da presença de Deus:

“No abrigo da tua presença os escondes das intrigas dos homens; na tua habitação os proteges das línguas acusadoras.” (Salmos 31.20)

“Estremeça na presença do Soberano, ó terra, na presença do Deus de Jacó!” (Salmos 114.7)

“Com certeza os justos darão graças ao teu nome, e os homens íntegros viverão na tua presença.” (Salmos 140.13)

“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.” (Salmos 139.7-12)

Esses são apenas alguns textos que falam sobre a presença de Jesus, Deus e Espírito Santo em nossas vidas, poderiam se citados diversos outros ainda.

A pergunta de Jesus, logo após acalmar a tempestade foi: “Porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?” (Marcos 4.40).  Será que o que falta para sentirmos realmente o impacto na nossa vida da presença de Jesus Cristo é a fé? Ou a timidez nos impede?

Quando o Mestre menciona a falta de fé, fala sobre acreditar no sobrenatural que Ele pode fazer. Quando fala da timidez, relaciona a intimidade que podemos ter com Ele.

São duas coisas essências em nossa jornada Crista, fé e intimidade. A minha pergunta já no final desse estudo é, será que você tem se aproximado da presença com fé e intimidade?

Muitas das vezes não percebemos em nossas vidas, mas vamos deixando toda experiência tomar conta, vamos deixando de lado os momentos únicos de oração, clamor e fervor que tinha no começo da sua caminha cristã, com isso, Deus nos chama após esse estudo para uma mudança.

Hoje é um dia de se aproximar mais dEle, relembrando os momentos de oração e fervor que tinha, e vivenciando novamente cada um deles. Espero sinceramente que a graça de Cristoo possa tocar em seu coração depois desse texto, e que tudo se faça novo!

Jesus é aquele que tem todo o poder de acalmar toda tempestade em nossas vidas, mesmo Ele dormindo ,tem o controle e comando de todas as coisas .

Fonte : Enfoquebiblico

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.