66% dos candidatos que disputam novamente a eleição estão em outro partido em 2020; DEM é o que mais ganhou e PV o que mais perdeu. Dos 174 mil candidatos que disputam novamente a eleição, 115 mil concorrem em uma legenda diferente da usada em 2016.
No Piauí, dentre os candidatos a prefeito de Teresina 2020, dois foram candidatos ao mesmo cargo em 2016, Dr.Pessoa-MDB e Lourdes Melo-PCO e apenas Dr.Pessoa mudou de partido, saindo do PSD para o MDB.
Taxa entre os postulantes às prefeituras é menor: 47,7%.Dois em cada três candidatos que disputam novamente as eleições municipais trocaram de partido e se apresentam ao eleitorado com uma nova sigla em 2020, segundo levantamento feito pelo G1 com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dos 174 mil candidatos que estiveram também nas eleições de 2016, 115 mil estão com uma nova legenda. No troca-troca partidário, o DEM, partido dos presidentes da Câmara e do Senado, foi o que mais ganhou. A legenda teve um saldo de 3,9 mil novos candidatos, contando os que saíram e chegaram.
Nos últimos quatro anos, vários partidos mudaram de nome e alguns se fundiram por causa das novas regras que tentam limitar o número de legendas, como a cláusula de barreira.
Essas mudanças de nome e fusões não são consideradas no levantamento, que leva em conta apenas as trocas efetivas de partido.
A troca mais comum foi do MDB para o PSD. Em seguida, a do PSDB também para o PSD.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/r/OhDck3RJq4q7pATuAiOA/quem-mais-ganhou.jpg)
Partidos que mais ganharam candidatos entre as eleições municipais de 2016 e 2020 — Foto: Aparecido Gonçalves/G1
Já o PV foi o que mais perdeu. O partido teve um saldo negativo de 2 mil candidatos considerando os dissidentes e os novos filiados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/p/v/bkkT7yR8e7JQSg5FJuSQ/quem-mais-perdeu.jpg)
Fonte: G1
