A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), está realizando o cadastro dos condomínios para incentivar a coleta seletiva.
Funciona da seguinte forma: cada morador separa e ensaca seus resíduos limpos dentro de sua residência. Depois, os recicláveis devem ser acondicionados em uma lixeira separada dos orgânicos, disponibilizada nos condomínios, em local indicado pelo síndico.
Os materiais recolhidos pela coleta seletiva em Teresina são: papéis, plásticos, metais e vidros. Todo material é doado para cooperativas cadastradas pela Prefeitura de Teresina.
Após realizar esse procedimento, o síndico deve agendar a coleta através dos números:
– Zonas Leste e Norte: 86 9.8130-7739
– Zonas Sul e Sudeste: 86 98104-6786
O serviço de coleta é completamente gratuito. Cerca de 100 condomínios da capital já estão cadastrados e pelo menos 80 estão mantendo a coleta regular.
“Na primeira vez, enviamos uma equipe para conversar com o síndico e explicar todo o funcionamento. Depois, fica acordado um dia fixo para a coleta, dependendo da demanda do condomínio. O síndico pode, inclusive, pedir uma declaração de que está fazendo a correta destinação do lixo do seu condomínio”, explica Michelly Noleto, técnica operacional da Coordenação de Limpeza Pública de Teresina.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, destaca a importância da coleta seletiva para a cidade. “Quando você faz a coleta seletiva todos saem ganhando, porque você ajuda o meio ambiente e ajuda o trabalhador da cooperativa. É uma questão de cidadania”, finaliza.