Senador Ciro Nogueira garante apoio à criação do Parque Ambiental da UFPI

 Senador Ciro Nogueira garante apoio à criação do Parque Ambiental da UFPI

 

projetoparqueambiental-4.jpg

Reunião de apresentação do Projeto do Parque Ambiental da UFPI no Salão Nobre da Reitoria

Um novo passo rumo à instalação do Parque Ambiental da UFPI foi dado na manhã desta segunda (10/05). O projeto do novo parque foi apresentado pelo Reitor Gildásio Guedes em reunião ao Senador Ciro Nogueira-PP/PI, que garantiu viabilizar recursos para concretização da iniciativa, que dará a Teresina uma nova referência em preservação ambiental, vivência e cidadania. Somando mais de 56 hectares de área, o Parque Ambiental da UFPI será localizado no coração do Bairro Ininga, entre o Setor de Esportes e Centro de Tecnologia da Universidade, em um esforço para ampliar a qualidade ambiental urbana.

“O Projeto do Parque Ambiental da UFPI vai tornar realidade um espaço de pesquisa, preservação ambiental, lazer e possibilidade de fortalecer o turismo e o desenvolviemento econômico e social da cidade”, destacou o Reitor Gildásio, na reunião que contou também o Vice-Reitor Viriato Campelo e o deputado estadual Julio Arcoverde.

parquefigura.jpg

O Parque contará com quase 30 intervenções, como ciclovias; trilhas; passarelas e plataformas de observação e descanso; Centro de Apoio à Pesquisa; espaço cultural; mirante; além de ecoduto para passagem de animais. O projeto foi desenvolvido por equipes da Prefeitura Universitária, Superintendência de Comunicação e Centro de Tecnologia.

Na reunião, o Senador destacou que a meta é viabilizar o projeto o quanto antes. “ A criação desse Parque vai estabelecer uma nova identidade para Teresina. E podem ter certeza de que vou desempenhar da melhor forma possível essa tarefa. Estou aqui para firmar esse compromisso de buscar, até final deste mês, a garantia dos recursos necessários para o Parque”, frisou Ciro Nogueira.

O Reitor Gildásio Guedes fez questão de ressaltar que a instalação do Parque Ambiental desenha uma nova relação de proximidade da UFPI com a comunidade, que passa a dispor de um espaço especial para vivência, lazer e cuidado com a natureza.

“Com a criação do Parque, a UFPI poderá contribuir decisivamente com esforços de preservação do meio ambiente, tanto por resguardar a área rica em flora e fauna como por produzir pesquisas de extrema utilidade para o cenário ambiental”, disse Guedes.

A reunião contou também com as presenças do Superintendente de Comunicação, Fenelon Rocha; do Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales; do Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek e sua equipe, e outros integrantes da Administração Superior.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.