UFPI disponibiliza gravadores de voz e kits lupas a estudantes com deficiência

 UFPI disponibiliza gravadores de voz e kits lupas a estudantes com deficiência

WhatsApp_Image_2021-09-15_at_15.12.09.jpeg

Gravadores de voz utilizados por alunos da educação especial para registro de conteúdos das aulas

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) abre nesta segunda-feira (20/09) as inscrições para seleção de alunos da educação especial, que serão beneficiados com gravadores de voz e kits de lupas manuais. Os editais de concessão dos benefícios fazem parte da política de assistência ao aluno público-alvo da educação especial na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo é melhorar as condições de permanência no curso e contribuir com o avanço do desempenho acadêmico e de ações preventivas contra situações de retenção e evasão.

Os benefícios, essenciais para alunos com algum tipo de deficiência física ou intelectual e estudantes com baixa visão, não foram interrompidos mesmo durante a pandemia, como explica a pró-reitora Mônica Arrivabene, da PRAEC. “Mesmo com as dificuldades do momento atual, temos trabalhado constantemente para dar assistência aos discentes da UFPI, virtual e presencialmente (em casos especiais). Durante a pandemia não interrompemos a prestação dos serviços porque entendemos que, mais do que nunca, a assistência estudantil se faz necessária”, afirma.

Dilma Andrade Vieira dos Santos, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), explica que a entrega dos gravadores de voz e kits de lupas manuais garante mais acessibilidade pedagógica e tecnológica no processo de ensino-aprendizagem, aos estudantes regularmente matriculados em curso de graduação na UFPI. “O gravador de voz é um instrumento de metodologia de aprendizagem por meio da repetição, importantíssimo para auxiliar estudantes que não dispõem de habilidade para copiar ou memorizar os conteúdos das aulas. Já os kits lupas manuais, compostos por vários tipos de lupas, são voltados aos estudantes com baixa visão”, comenta.

O gravador de voz potencializa o desempenho acadêmico de estudantes com deficiência nas mais diversas modalidades. A ferramenta é concedida ao estudante que apresenta laudo médico que comprove sua necessidade.

Luécia, matriculada no Curso de Serviço Social e aluna da educação especial desde 2018, utiliza o gravador de voz desde 2019. Segundo ela, “o aparelho garante melhor compreensão dos estudos e é muito útil para o meu aprendizado sobre os conteúdos. Uso o gravador em todas as aulas, que estão acontecendo em formato on-line, para gravar as falas do professor”.

O kit de lupas manuais é concedido mediante comprovação da deficiência visual por meio de laudo oftalmológico. Foi o que fez João Evangelista para receber o benefício. Atualmente ele é professor nos cursos de licenciatura em Geografia, Pedagogia e Educação Física da UFPI e também aluno da educação especial no curso de Licenciatura em Filosofia. Ele é beneficiário do kit lupas manuais e comenta a contribuição significativa das ferramentas em suas atividades como docente e discente.

“Utilizo as lupas para ler livros e textos das minhas atividades acadêmicas; sem elas seria impossível ler até mesmo na tela do celular. Elas me ajudam na leitura de notas de rodapé, por exemplo, e textos com fontes de tamanho médio, normal e/ou grande”, explica. O professor comenta ainda a relevância do serviço oferecido pelo NAU e afirma que “sem esse setor de apoio às pessoas com necessidades visuais especiais, seria quase impossível a nossa participação na vida acadêmica e profissional”.

WhatsApp_Image_2021-09-15_at_15.12.12_1.jpeg

Kit de lupas manuais para alunos da UFPI com baixa visão

Ao todo serão ofertados 18 gravadores de voz e 11 kits lupas manuais, distribuídos entre os campi da seguinte forma: dez gravadores e oito kits para o Campus Ministro Petrônio Portella; três gravadores e um kit para o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros; três gravadores e um kit para o Campus Professora Cinobelina Elvas; dois gravadores e um kit para o Campus Amílcar Ferreira Sobral.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.