IFPI apresenta projeto de empreendedorismo para Gessy Fonseca

 IFPI apresenta projeto de empreendedorismo para Gessy Fonseca

A secretária municipal de Economia Solidária de Teresina, Gessy Fonseca, e sua equipe de gabinete participaram de uma reunião com a diretora geral do IFPI- Campus Avançado Dirceu Arcoverde, Liana Marreiro, coordenadoras dos cursos técnicos de Administração e Logística, Ana Keuly e Polyanna Miranda, respectivamente, para a apreciação de projetos de pesquisa e extensão do Instituto, voltados para o fomento do empreendedorismo e da economia solidária na região do Grande Dirceu.

Dentre as propostas incluídas nos projetos estão o mapeamento de Arranjo Produtivo Local (APL), conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, para desenvolver atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem, para a formação de uma escola empreendedora e de economia solidários.

“O objetivo é criar uma modelagem de negócios a partir do mapeamento dos APLs e dessas políticas no Grande Dirceu. O projeto atenderia essa demanda crescente na região, por meio da elaboração de um plano de desenvolvimento único que seria aplicado na escola de formação empreendedora e economia solidária.” explicou a diretora geral, Liana Marreiro.

O projeto Tecendo Histórias e Produzindo Saberes está vinculado à tecelagem do Bairro Dirceu, equipamento coordenado por essa Secretaria. E busca o empoderamento das mulheres que trabalham no local e estabelecer uma modelagem de negócio a partir da economia solidária.

“Inicialmente iremos traçar um diagnóstico- quem são essas mulheres, a sua renda per capita mensal– e assim conseguir promover ações voltadas para as demandas encontradas na pesquisa” explicou.

Também, foi explanado sobre o Mãos à arte, geração de renda por meio do artesanato, ele atuaria na capilaridade de técnicas de produção, comercialização de peças, através de workshops, oficinas, exposições e desfiles de moda. O Empreende que promove o resgate dos empreendimentos do mercado do Renascença, por meio das mídias digitais. E o Horti Eduque, integração entre as hortas comunitárias para a geração de trabalho e renda, integrando as hortas, escola e a comunidade local.

A secretária de Economia Solidária, Gessy Fonseca, e sua equipe demonstraram interesse na execução desse projetos para prestar ações a comunidade da região e fortalecer o seu desenvolvimento.

“Os micro e pequenos empreendedores aquecem a economia do país, eles geram receitas para os municípios, geram trabalhos formais e informais, o que contribui para a renda das famílias. A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária, acolhe os projetos e manifesta seu apoio para a sua implementação”, ressaltou a secretária.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.