UFPI garante medidas contra Covid no SALIPI

 UFPI garante medidas contra Covid no SALIPI
Medição da temperatura e higienização das mãos estão sendo realizadas

A 18ª e 19ª edições do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) ocorre até este domingo (19/12), com apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que acolhe o evento no Espaço Rosa dos Ventos. Para garantir a segurança de quem visita o Salão, estão mantidos os protocolos de segurança sanitária contra a covid-19. As medidas de proteção são realizadas de forma rigorosa pela Fundação Quixote, organizadora do evento, que conta com sessenta monitores atentos ao cumprimento das regras necessárias para evitar a disseminação da doença.

Uma dessas medidas é a exigência do comprovante de vacinação pela Fundação Quixote especialmente ao público inscrito para assistir às palestras do Seminário Língua Viva, que acontecem no auditório climatizado, único espaço do Salipi que não é aberto. “Estamos exigindo o comprovante de um modo geral. Como o espaço Rosa dos Ventos é aberto, não há como controlar as áreas do entorno e nem podemos fechar a livre passagem no portal de entrada, apenas a do acesso ao estacionamento, portanto, a exigência é no geral”, explica Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote.

As medidas de segurança ganharão ainda mais reforço nesta sexta-feira,17 de dezembro, por conta da palestra e show do compositor e cantor Zeca Baleiro, que promete atrair ao Salipi público maior que nos demais dias do evento. O presidente Kássio explica que a noite são montadas barreira de contenção em ponto de acesso próximo aos show, no estacionamento do Espaço Rosa dos Ventos, onde também é solicitado o cartão de vacinação. O  acesso à atração só será permitido com comprovação da imunização contra covid-19.

Segundo Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI, presidente do Comitê Gestor de Crise da UFPI e médico, foi recomendado ainda à Fundação Quixote evitar aglomerações em salas, estantes e próximo aos banheiros. Outras medidas são manter o uso de máscara mesmo durante os shows, a higiene pessoal com álcool gel e também cuidados no manuseio de objetos. “Percebo a organização do evento muito rigorosa com essas questões. Inicialmente eles tiveram uma orientação nossa e nós sugerimos que eles se baseassem nos protocolos que já estão aprovados e disponíveis no nosso site, e assim foi feito. Eles elaboraram um protocolo de acordo com as necessidades do evento, que foi avaliado e aprovado por nós”, destaca.

WhatsApp Image 2021 12 17 at 10.26.01

Viriato Campelo explica sobre protocolo de segurança adotado no evento

Antecedendo à abertura da solenidade, no domingo (13/12), o vice-reitor esteve pessoalmente em reunião com a organização do Salipi, com o intuito de reforçar os protocolos de prevenção em relação à covid-19 e orientar os sessenta monitores que atuam no evento.

WhatsApp Image 2021 12 13 at 17.59.54 copy

Vice-Reitor orienta organização do Salipi sobre as medidas de contenção à Covid-19

“Os orientei principalmente sobre a questão das aglomerações e da permanência nos locais. O protocolo deles foi muito bem elaborado e está sendo realizada medição de temperatura, exigência do comprovante de vacinação, higienização das mãos das pessoas, uso obrigatório e total da máscara. São 60 monitores que receberam todas as orientações e que estão atentos ao cumprimento dessas medidas”, afirma.

WhatsApp Image 2021 12 17 at 10.26.03

Ambiente sendo higienizado após cada atividade ocorrida no Auditório

O Salipi deste ano conta com apenas 10 estandes justamente como medida de evitar aglomerações. Como cuidado especial, no auditório, único ambiente fechado do evento, é feita a limpeza do espaço após realização de cada palestra. O evento deste ano acontece de forma híbrida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.