IFPI e CIEPI realizam workshop sobre Parceira, Ciência, Indústria e Inovação

 IFPI e CIEPI realizam workshop sobre Parceira, Ciência, Indústria e Inovação

O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) definiram os preparativos do Workshop com o tema “Parceria IFPI/CIEPI: Ciência, Indústria e Inovação”. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro e contará com a presença de diversos segmentos da indústria piauiense, empresários, mestres e alunos interessados pelo tema.

O objetivo da parceria é promover inovação, desenvolvimento, extensão da educação, como também modernização da indústria e criação de novos produtos e contribuirá para a diminuição do desemprego, retorno social e avanços econômicos. Através do projeto, alunos de mestrado atuarão dentro das fábricas do Piauí para buscar formas de melhorar processos e desenvolver produtos que tragam melhorias de eficiência e lucratividade para as indústrias.

Paulo Borges, reitor do IFPI, fala sobre os termos debatidos. “Estamos discutindo sobre as intenções e estratégias para a realização desse Workshop. Estamos à disposição de todos e de portas abertas. Todos os instrumentos legais que pudermos utilizar nós faremos e queremos apresentar a importância dessa parceria que tem dado certo. Esse compromisso trará com certeza mais avanços, desenvolvimento e transformação na educação e na indústria piauiense”, disse.

Na semana passada, as entidades assinaram o Termo de Intenções para a parceria firmada. Celso Pires, vice-presidente do CIEPI, representou na reunião o Centro das Indústrias e reforçou os objetivos. “Inovar, às vezes, está no detalhe. Pequenos detalhes que podem ser alterados no processo irão fazer uma diferença absurda. A inovação também está atrelada à vantagem competitiva. Desejamos ampliar o alcance do projeto para diversos segmentos, não só industriais, mas comerciais também. É um trabalho de formiguinha, mas que com certeza alcançará grandes resultados”, relata.

Samara Pereira, pró-reitora de extensão do IFPI, elenca alguns pontos importantes para o avanço de oportunidades e empregabilidade. “O IFPI está retomando o processo de aprendizagem profissional. Há cinco anos, o setor da indústria contratava muitos aprendizes com a gente, na área de estradas, edificações, mecânica e parou por uma série de mudanças na legislação e hoje estamos buscando colocar isso como prioridade. Então em relação aos cursos técnicos e superiores, aprendizagem, estágios e egressos nós queremos muito fortalecer essa parceria com o segmento”, conclui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.