Construção Civil aumenta trabalho em 2022

 Construção Civil aumenta trabalho em 2022

O setor gerou 36.809 novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil

Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre o mercado de trabalho formal no país aponta que o ramo construtivo iniciou o ano de 2022 em alta. Os números evidenciam que em janeiro o setor gerou 36.809 novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Isso representa o melhor desempenho dos últimos 11 meses. É válido pontuar que o último saldo positivo, acima de 30 mil vagas, ocorreu em julho de 2021.

A pesquisa, divulgada no site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ainda demonstra que o setor responsável em janeiro por gerar 43,15% (15.883) do total de novas vagas criadas no setor foi o de Construção de Edifícios. Logo em seguida, encontra-se os Serviços Especializados para a Construção que criou 35,02% (12.889) dos novos empregos enquanto o de obras de infraestrutura proporcionaram 21,83% (8.037).

Para Guilherme Fortes, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), o setor recebe os números com otimismo e com expectativa ainda maiores para os próximos anos. Ele ainda pontua que “o bom comportamento do ramo de imóveis é reflexo de todo um trabalho e condições de financiamento de um passado próximo. “O emprego de hoje é o projeto de ontem” e alerta que é muito importante um olhar para habitação de interesse social que atualmente esta com um numero muito reduzido de projetos em andamento.

O Caged também mostra que no mês de janeiro de 2022 o salário médio de admissão dos trabalhadores formais da Construção Civil foi de R$1.932,45, superando a média nacional R$1.920,59.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.