Institutos divergem sobre pesquisa eleitoral no Piauí

 Institutos divergem sobre pesquisa eleitoral no Piauí

Instituto Amostragem e Instituto Credibilidade divulgaram pesquisa de intenções de votos

Instituto Amostragem exclui Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, e aponta empate técnico entre os dois pré-candidatos ao cargo de governador do Piauí, Rafael Fonteles-PT e Sílvio Mendes-União.

Instituto Credibilidade divulga resultado apenas de pesquisa em Parnaíba, dando maioria de 24% para o candidato de oposição ao governo do Estado, Silvio Mendes.

O Amostragem diz que a pesquisa foi feita em noventa municípios do Piauí mas denomina apenas seis municípios e as microrregiões: Baixo Parnaíba Piauiense, Litoral Piauiense, Teresina, Campo Maior, Médio Parnaíba Piauiense, Valença do Piauí, Alto Parnaíba Piauiense, Bertolínia, Floriano, Alto Médio Gurguéia, São Raimundo Nonato, Chapadas do Extremo Sul Piauiense, Picos, Pio IX, e Alto Médio Canindé.

Pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública/Amostragem, no período de 21 a 25 de maio, revela que o pré-candidato o PT, Rafael Fonteles, vence no primeiro turno as eleições para governador com o apoio de Lula e Wellington Dias, com 42,50% dos votos. Com o apoio do senador Ciro Nogueira (PP), o pré-candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, tem 23,80% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em terceiro lugar os entrevistados apontaram o nome do pre-candidato do PL, Major Diego (PL), que aparece com 4,90% com apoio do presidente Jair Bolsonaro, seguido de Gessy Fonseca (PSC), com apoio do Pastor Everardo (3,25%), Gustavo Henrique (Patriota) com o apoio de Ovasco Resende (1,35%), Ravenna Castro (PMN) com o apoio de Carlos Massarolo (1%), Wallace Miranda (Novo) com o apoio do Eduardo Ribeiro (0,85%), Venício do Ó (PTB) com o apoio de Marcus Vinícius Vasconcelos (0,85%) e Alessander Mendes (Podemos) com o apoio de Renata Abreu (0,75%).

Ainda sobre a intenção de voto na pesquisa estimulada para governador com apoios, 9,55% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos candidatos, 9,05% não sabem ou não opinam e 2,15% votariam nulo ou em branco.

Já em relação à pesquisa estimulada para governador, sem considerar apoios, Rafael e Silvio Mendes estão empatado tecnicamente – o pré-candidato do União Brasil tem 27,75% e o do PT, 26,75% – uma vez que a margem de erro é dev2,19% para mais ou para menos. Logo depois dos dois pré-candidatos aparece o nome de Gessy Fonseca (PSC), com 3% das intenções, seguida por Major Diego, com 2,55%, Gustavo Henrique (1,40%), Venício do Ó (1,30%), Ravenna Castro (1,20%), Alessander Mendes (0,65%) e Wallace Miranda (0,65%). Outros 14,65% dos entrevistados responderam ninguém, 18,90% não sabem ou não opinam e 1,90% dizem que votariam nulo ou em branco.

As pesquisas do Amostragem e do Credibilidades foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral em maio de 2022.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.