Teresina retorna à faixa verde de transmissão da Covid-19

 Teresina retorna à faixa verde de transmissão da Covid-19

Teste Rápido Antígeno para Covid-19

Teresina está no nível de baixa transmissão da Covid, o que corresponde à faixa verde, de acordo com a classificação do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Na 29ª semana epidemiológica (17 a 23 de julho) divulgado pelo COE-FMS, a redução foi de 33% no número de casos da doença.

Na 29ª semana epidemiológica, Teresina voltou a registrar menos de 200 casos por 100.000 habitantes por semana (parâmetro estabelecido para indicar o nível de baixa transmissão).

 

De acordo com o virologista do COE-FMS, Marcelo Adriano Vieira, a parametrização da agência internacional para controle e prevenção de doenças (CDC) leva em conta também o número de internações novas por semana e o percentual de leitos hospitalares da cidade ocupados por pacientes com Covid-19.

“Na última semana foram registradas 4,8 internações / 100.000 habitantes (ou seja, < 10/100.000) e 5,7% do total de leitos hospitalares da cidade estavam ocupados por pacientes com Covid-19 (< 10%)”, explica o virologista.

Desde o dia 19 de junho deste ano, Teresina encontrava-se na faixa amarela, de média transmissão. “Felizmente, na onda atual de casos de Covid-19, a capital não chegou a atingir o nível vermelho, de alta transmissão da doença”, analisa.

Entretanto, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, descarta qualquer relaxamento de medidas, por enquanto, porque o sistema hospitalar ainda deve se manter pressionado por algumas semanas.

“As internações por Covid-19 são prolongadas e cumulativas. Além disso, os hospitais de Teresina recebem grande parte da demanda dos casos graves vindos das cidades do interior do estado, onde a transmissão ainda pode estar mais acentuada”, analisa.

Albuquerque também ressalta a necessidade de observar melhor o padrão de transmissão da doença no retorno das férias e na retomada do período escolar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.