UFPI prorroga Autoavaliação Institucional 2022

 UFPI prorroga Autoavaliação Institucional 2022

 O questionário pode ser respondido até dia seis de janeiro de 2023

Em decorrência da quantidade de eventos realizados neste mês de dezembro, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Piauí está prorrogando o prazo da Autoavaliação Institucional 2022, para garantir uma participação mais efetiva de toda comunidade acadêmica. Agora o questionário pode ser respondido até 6 de janeiro, pelo SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Trata-se de atividade obrigatória legal de todas as instituições federais de ensino superior e serve para nortear o repasse de recursos federais para as universidades.

Eventualmente, quem estiver tendo alguma dificuldade em acessar e/ou responder o questionário, pode entrar em contato diretamente com a CPA através do e-mail  informando nome completo, segmento (docente, discente ou técnico) e a sua unidade de ensino.

A diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva, destaca a autoavaliação institucional como um processo democrático e coletivo voltado a todos os segmentos da UFPI e de extrema importância para a instituição e toda a comunidade acadêmica. “A autoavaliação não serve apenas para o cumprimento de uma obrigatoriedade legal e ser divulgada no site da universidade, mas para ser utilizada no planejamento e no estabelecimento de estratégias e de novas ações da gestão, em prol da melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirma.

Participação em avaliações anteriores – Alunos da graduação e da pós-graduação, bem como os professores e gestores, são os grupos que mais participaram da pesquisa de autoavaliação nos últimos anos. Dentre os pontos mais bem avaliados no que diz respeito à infraestrutura da UFPI, por exemplo, a comunidade acadêmica destaca as salas de aula, auditórios e bibliotecas. Confira o relatório da última Avaliação Institucional, referente ao biênio 2020-2021, clicando aqui.

“A expectativa para a edição de 2022 é que os índices de participação da comunidade acadêmica sejam ampliados, permitindo que os resultados reflitam a realidade da UFPI e que possam contribuir para um planejamento com resultados condizentes com as reais necessidades e potencialidades da nossa instituição”, finaliza a Diretora de Governança da UFPI.

Entenda a Avaliação – A Autoavaliação abrange cinco eixos e dez dimensões da UFPI. Os eixos são: 1) Planejamento e Avaliação Institucional; 2) Desenvolvimento Institucional; 3) Políticas Acadêmicas; 4) Políticas de Gestão; 5) Infraestrutura Física.

Já as dez dimensões abordadas nos questionários são: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a política para o ensino, pesquisa e extensão; responsabilidade social da UFPI; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da Instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos discentes; sustentabilidade financeira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.