Mais de 24 km já foram pavimentados e outros 50km estão sendo finalizado
A CS Grãos do Piauí, controlada pela CS Infra, empresa do Grupo SIMPAR (SIMH3), recebeu a concessão da Rodovias Transcerrados (PI-397) e Palestina (PI-262) dentro do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Estadual e já investiu cerca R$ 100 milhões que contribuíram com melhorias para o conforto e segurança dos usuários, que historicamente, enfrentaram dificuldades para transitar na rodovia.
O diretor da CS Grãos, Wilton Neiva, comemora o avanço das obras que cumpre cronograma de execução. “Nós estamos muito orgulhosos do trabalho árduo de nossa equipe. Atualmente, temos mais de 500 colaboradores na execução das obras, e eles têm sido fundamentais para manter as três frentes de serviços em funcionamento. As obras estão avançadas no trecho de estrada vicinal pouco mais de 144 km a serem implantados, que liga o entroncamento com a PI-247, em Sebastião Leal, até o entroncamento com a PI-262”, ressalta. Ele explica a importância da obra para a região. “Esse trecho é estratégico para o transporte de cargas, pois é uma rota que concentra o escoamento de grãos como milho e soja, fundamental para a economia piauiense. Dos 144km a serem pavimentados, foram pavimentados mais de 24 km e mais de 50 km sendo atacados simultaneamente ao longo desse trecho”, destaca Wilton Neiva.
As melhorias, que iniciaram ainda em 2022, já têm surtido efeito positivo para muitos motoristas e caminhoneiros que trafegam diariamente pela rodovia. Mais rapidez, uma vez que agora há uma redução média de 3 horas na realização do percurso, assim como segurança e suporte são pontos centrais relatados pelos usuários da autovia. As obras contemplam trechos das rodovias PI-397 (Transcerrados) e PI-262 (Estrada Palestina), que atravessam a região sul do estado do Piauí, abrangendo 25 municípios que, juntos, representam cerca de 25% da área total do Piauí e população de quase 200 mil habitantes.
Ao todo, a Parceria Público Privada (PPP) prevê a concessão e preservação de 276,8 km de estradas num investimento total de mais de R$800 milhões, em 30 anos. A preservação e recuperação das vias são de interesse nacional e proporcionam aos agricultores melhores condições de escoamento da produção, diminuição de gastos com logística e transporte e seu desenvolvimento impacta positivamente a vida de mais de 200 mil pessoas.
SEGURANÇA
Sobre a segurança na rodovia, Wilton Neiva garante que é uma prioridade na construção. “Nosso foco na segurança é evidenciado pela instalação de 536 placas de sinalização, além de cuidarmos dos tapa-buracos e da recuperação dos pavimentos. Isso não apenas melhora a experiência dos motoristas, mas também aumenta significativamente a segurança na rodovia, o que é de extrema importância para nós”, explica o diretor. Atualmente, outro ponto essencial para a segurança dos viajantes é a assistência permanente da rodovia. A Base de Serviços Operacionais (BSO), que também já está em operação, conta com uma estrutura completa que inclui banheiros acessíveis para pessoas com deficiência, fraldário, bebedouro, totens de autoatendimento, acesso wi-fi e uma área de descanso, entre outros serviços essenciais. Além disso, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) desempenha um papel fundamental na concessão, disponibilizando guincho pesado e leve, caminhão pipa, caminhão multiuso e dois veículos de inspeção de tráfego, realizando um total de 2975 atendimentos aos usuários.
A infraestrutura também inclui a construção de três praças de pedágio, com duas delas já em operação e uma terceira em processo de homologação, além de uma quarta praça de pedágio em fase inicial de construção. Para melhorar a comunicação e segurança ao longo dos 276,8 km da rodovia foram instaladas 11 torres de radiocomunicação em pontos estratégicos. “É importante ressaltar que todas as etapas da obra foram realizadas com as licenças ambientais necessárias junto às autoridades e órgãos responsáveis, com a devida consideração pela fauna local, reforçando nosso compromisso com a preservação do meio ambiente”, reforça o diretor.
Sobre a CS Infra
A CS Infra é uma plataforma de gestão de concessões de longo prazo e responsável pelas empresas Ciclus Ambiental, uma das maiores companhias da América Latina na área de gestão integrada e valorização de resíduos sólidos; concessões de infraestrutura CS Grãos do Piauí, responsável pela operação, manutenção e ampliação de 276,8 km da Rodovia Transcerrados (PI-397 e PI-262) que abrange cerca de 25 municípios; CS Aratu 12 e CS Aratu 18, responsáveis pela gestão dos terminais 12 e 18 do Porto de Aratu (BA); a concessão do BRT da cidade de Sorocaba (SP); e a concessão do Mercado Municipal Miguel Sutil e Centro Histórico de Cuiabá (MT).
Sobre a Simpar
Holding que controla sete empresas independentes – JSL, Movida, Vamos, CS Infra, CS Brasil, Automob e Banco BBC Digital. O grupo conta com mais de 40 mil colaboradores alinhados por uma Cultura forte e Valores que norteiam o jeito de ser e fazer da Companhia. Participante da carteira ISE da B3, a companhia possui modelo de gestão que produz resultados sustentáveis e aderência a rígidas práticas de ESG. Com atuação em todo território nacional e outros oito países, com destaque para operações na América do Sul, Portugal e África. A Simpar é uma empresa listada na B3 desde 2010 (SIMH3). Saiba mais em: https://simpar.com.br.