Quinta-Feira Santa marca início do Tríduo Pascal

 Quinta-Feira Santa marca início do Tríduo Pascal

Todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina terão programações

Nesta quinta-feira, 28 de março, a Igreja no mundo inteiro inicia a celebração do Tríduo Pascal, período que contempla desde a tarde da Quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa, e se caracteriza como fundamental para a fé do cristão, onde se celebram os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Para melhor vivenciar este momento, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina terão celebrações e procissões ao longo de todos estes dias.

De acordo com o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, a Semana Santa é o momento mais importante do calendário da Igreja, convidando os fiéis a estarem mais próximos de Deus, através da oração, do jejum, do silêncio e da escuta da Palavra. Por isso, durante os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, os católicos fazem memória ao sacrifício de Jesus, que morreu e ressuscitou para livrar a humanidade do pecado.

Na Quinta-Feira Santa, os cristãos voltam o olhar para a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, ocasião em que Ele instituiu a Eucaristia e deixou o exemplo do serviço ao lavar os pés dos apóstolos. Nesta mesma noite em todas as igrejas do mundo é retirado de dentro do sacrário a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, e é posto em um local digno para adoração, e permanece lá até o Sábado Santo, recordando o momento que Jesus Cristo é retirado para ser entregue à morte e depois colocado no santo sepulcro.

A Sexta-Feira Santa é um dia de profundo recolhimento e contemplação da Paixão e Morte de Jesus na cruz. Conforme explica Dom Juarez Marques, neste dia os cristãos devem meditar sobre o mistério da morte para que a vida possa ter mais sentido. “Na tarde de sexta-feira nós celebramos a Paixão e Morte do Senhor, e por isso, há a celebração de escuta da Palavra junto com a adoração a Santa Cruz e a comunhão eucarística. Ali nós celebramos em silêncio o nosso Senhor sendo sepultado”, pontua.

No Sábado Santo, popularmente conhecido como Sábado de Aleluia, acontece a Solene Vigília Pascal, momento em que se aguarda com grande expectativa a celebração da ressurreição. Os cristãos se reúnem para a benção do fogo e o acendimento do Círio Pascal, representando Jesus como a luz que dissipa as trevas do pecado e da morte. “Este é o momento de vermos que a vida tem sentido e que a morte também tem um sentido junto com Cristo Jesus, pois Ele é o vencedor da morte, da dor, dos pecados e Ele nos garante a vida plena e vida de ressuscitados”, completou o arcebispo.

No Domingo de Páscoa, acontece a 9ª edição do Teresina Ressuscita com Cristo, momento de sinodalidade e comunhão desta Igreja Particular, que sai às ruas para exultar ao Cristo Ressuscitado. O arcebispo metropolitano finaliza deixando um convite a toda comunidade católica para que participem do evento. “Convido a todos meus irmãos e irmãs para que celebrem bem a Semana Santa na sua comunidade e no domingo, que é a expressão máxima de alegria, se juntem a nós no adro da Igreja São Benedito a partir das 16h, para sairmos em grande caminhada exultando o Filho de Deus”.

Confira a programação na Catedral de Nossa Senhora das Dores das celebrações presididas pelo arcebispo Dom Juarez Marques

Quinta-feira Santa (28/03)
18h – Missa da Ceia do Senhor seguida de Vigília Eucarística;
Sexta-feira Santa (29/03)
15h – Celebração da Paixão do Senhor – iniciando com a Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito;
Sábado Santo (30/03)
21h – Solene Vigília Pascal
Domingo de Páscoa (31/03)
Teresina Ressuscita com Cristo
16h – Saída e bênção das velas no adro da Igreja São Benedito,
Procissão luminosa na Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana;
18h – Santa Missa Solene de Páscoa presidida por Dom Juarez Marques.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.