A Assembleia Legislativa realiza a posse da Mesa Diretoria do próximo biênio na segunda-feira (3); quando o atual presidente, Franzé Silva (PT), transmitirá o cargo ao próximo presidente do Legislativo do Piauí, Severo Eulálio do MDB.
No mesmo dia acontece a solenidade de leitura da Mensagem Anual de Governo, na sessão que abre o ano legislativo. O governador Rafael Fonteles (PT) apresentará aos deputados, representantes dos demais poderes e ao povo do Piauí as metas da gestão para o ano de 2025.
As solenidades iniciam às 9 horas com a revista da tropa na avenida Marechal Castelo Branco. Logo após a foto oficial dos deputados a nova mesa diretora é empossada em sessão especial que ocorre no plenário Deputado Waldemar Macedo. A sessão de abertura do ano legislativo acontece às 11 horas e logo após o novo presidente e os governadores concedem entrevista coletiva no Plenarinho Deputado Prado Júnior.
Severo Eulálio (MDB)
Tem formação em Direito e Administração. Está em seu terceiro mandato na Alepi, tendo recebido quase 60 mil voto na última eleição. Já foi presidente das comissões de Constituição e Justiça, de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo, de Administração Pública e Política Social e dos Direitos Humanos, Juventude, Minorias e Igualdade Racial. Entre as leis em vigor originadas do seu trabalho parlamentar está a que assegura às mulheres com alto risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário a realização gratuita de exame genético para pesquisa de mutação em genes relacionados a essas doenças nas unidades públicas ou conveniadas integrantes do sistema único de saúde.
Vice-presidente – Francisco Limma (PT)
Deputado estadual eleito em 2014, 2018 e 2022, Francisco Limma já atuou como Superintendente do INCRA no Piauí, Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e foi prefeito de São João do Arraial por dois mandatos – com sua política de adquirir alimentação escolar da agricultura familiar tendo grande reconhecimento. É defensor da agricultura, do pequeno produtor e do homem do campo; entusiasta do desenvolvimento territorial sustentável e do protagonismo social. Como deputado estadual, já propôs 125 projetos de lei e foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Ele é natural de Matias Olímpio e tem formação em engenharia agronômica.
2º Vice-presidente – Dr. Vinícius Nascimento (PT)
Médico formado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), especializou-se em Ortopedia e Traumatologia e possui mestrado em Cirurgia. Tem longa atuação em serviços públicos piauienses, como no Hospital Regional Justino Luz, de Picos, Hospital Getúlio Vargas, Hospital de Urgência de Teresina (HUT); e como professor da Uespi. Eleito deputado estadual em 2022 com 33.437 votos, já foi presidente, na Alepi, das Comissões de Saúde, Educação e Cultura e de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo.
3ª Vice-presidente – Ana Paula (MDB)
No terceiro mandato na Alepi. É autora da lei que determina a obrigatoriedade da comunicação, por parte dos hospitais, clínicas e postos de saúde, nas ocorrências de embriaguez ou uso de drogas por criança ou adolescente. Nascida em Guadalupe, é uma das representantes do sul do Piauí na Alepi e tem formação em Pedagogia. Já atuou em várias comissões da Casa, entre elas as de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo, Administração Pública e Política Social e de Defesa dos Direitos da Mulher.
1º secretário – Wilson Brandão (Progressistas)
É o decano da Casa. Exerce seu nono mandato consecutivo como titular, possuindo profundo conhecimento do Regimento Interno do Legislativo. Já ocupou a presidência e a vice-presidência da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação. Também foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente. Foi relator, na Comissão de Constituição e Justiça, do projeto originário da Lei 8.563/25, que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas escolas da rede pública e privada. Com extenso currículo acadêmico, o parlamentar possui graduação em direito, engenharia elétrica e história.
2º Secretário – Evaldo Gomes (Solidariedade)
Evaldo Gomes iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista e continuou no Centro Acadêmico dos Estudantes de Pedagogia e no Diretório Central dos Estudantes, da Universidade Federal do Piauí. Enquanto deputado estadual, tem como base de atuação a educação de qualidade, o transporte digno e a defesa dos direitos da juventude e das minorias. É presidente estadual do partido Solidariedade desde 2019.
3º Secretário – Aldo Gil (Progressistas)
Graduado em Administração de empresas. Ainda jovem, iniciou a carreira empresarial seguindo a tradição da família, especialmente no ramo automobilístico. Em 2021, ingressou na vida pública como secretário municipal de Saúde de Picos. Filiado ao Partido Progressistas, foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual no pleito de 2022. Integrou cinco comissões da Assembleia na condição de suplente. Dentre elas, a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.
(Atualmente ocupando cargo no Executivo municipal da capital)
4º Secretário – Dr. Felipe Sampaio (MDB)
Em seu primeiro mandato na Alepi, o médico psiquiatra já ocupa espaços importantes nas comissões. Enquanto presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, relatou as leis orçamentárias no ano de 2024. É membro da Comissão de Saúde, Educação e Cultura, da qual foi vice-presidente em seu primeiro ano de parlamentar. Nascido em Teresina, já atuou como médico nos municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Esperantina.