Arquidiocese de Teresina realiza programação religiosa mas pede cuidados

 Arquidiocese de Teresina realiza programação religiosa mas pede cuidados

A capacidade de público em locais abertos está autorizada em 100%, assim como a retirada da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos e fechados. Contudo, permanece a orientação de uso para imunossuprimidos e idosos.

As celebrações serão presididas pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, sede da Igreja Católica na capital.

Tríduo Pascal

A celebração do Tríduo Pascal faz memória do sacrifício de Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para livrar a humanidade do pecado. De acordo com o padre Isaías Pereira, assessor eclesiástico para a Comunicação da Arquidiocese, esse momento reforça que a ressurreição de Cristo é o ponto central da fé dos cristãos.

“O Tríduo Pascal é a celebração mais importante, é o que há de maior na vida da Igreja. Por isso, todos os católicos são convidados a participar ativamente dessas celebrações, pois é nesse período que vivenciamos aquilo que dá sentido à nossa fé. São Paulo, em uma de suas cartas, nos diz que se Cristo não tiver ressuscitado, a nossa fé é vã. Então é esse mistério que faz com que a nossa fé tenha sentido”, explicou.

O Tríduo Pascal são os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa: a Quinta-feira Santa, que relembrou a Última Ceia e o momento em que Jesus lavou os pés de seus discípulos.

A Sexta-Feira Santa, que faz memória à Morte de Jesus. E o Sábado Santo, momento em que é celebrada a Vigília Pascal, onde os fiéis se unem em oração na esperança da Ressurreição do Senhor.

No Domingo de Páscoa, os católicos celebram o momento que representa a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.

Na Arquidiocese de Teresina, os fiéis sairão em carreatas levando a imagem do Cristo Ressuscitado pelos quatro cantos da cidade durante o “Teresina! Ressuscita com Cristo”, evento que já é marca no calendário dos eventos religiosos do Piauí.

Veja a programação de sexta-feira a domingo(17)

Sexta – 15

Já Sexta-feira Santa (15), após a cerimônia da Liturgia da Paixão, em referência à paixão e morte de Jesus, com início às 15h, Dom Jacinto Brito conduzirá os fiéis em caminhada pelas principais vias da capital durante a procissão do Senhor Morto que seguirá até a Igreja São Benedito, também no Centro de Teresina.

Um dos ritos mais tradicionais do catolicismo, a procissão que faz memória ao cortejo e ao sepultamento de Jesus voltará a ser realizada na capital após dois anos.

Sábado – 16

No Sábado Santo, popularmente chamado de Sábado de Aleluia, (16), será celebrada a solene Vigília Pascal, às 21h. Nesse momento, a Igreja vivencia com profundidade os mistérios da Paixão, Morte, Ressurreição e passa a noite em oração, celebrando a Ressurreição de Jesus.

Domingo – 17

E no Domingo de Páscoa (17), para celebrar o momento a vitória de Cristo sobre a morte, carreatas estão sendo preparadas para levarem a imagem do Cristo Ressuscitado pelos quatro cantos da cidade durante o Teresina! Ressuscita com Cristo.

A programação está prevista para iniciar por volta das 15h simultaneamente em quatro foranias: Norte (Igreja Matriz da Área Pastoral São José, no Bairro Jacinta Andrade), Leste (Igreja Matriz da Diaconia Santa Rita de Cássia, no Vale do Gavião), Sul e Sudeste (Igreja Matriz da Paróquia Cristo Libertador, no Bairro Renascença II).

Após os percursos, os fiéis se encontrarão na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, às 18h, para a celebração da Missa Pascal.

Mesmo com a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos e fechados na capital, a Arquidiocese orientou que os fiéis façam o uso do item de proteção facial e álcool em gel ao participarem das celebrações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.