Bocaina tem a população com maior número de idosos

 Bocaina tem a população com maior número de idosos

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

O Piauí é o segundo estado nordestino com população mais idosa

Entendendo que o Piauí não tem a população com a segunda maior média de vida do nordeste mas um percentual maior de idosos devido o êxodo da população jovem que sai para cidades mais desenvolvidas, como São Paulo e Brasília, em busca de oportunidade de trabalho. O mesmo ocorre na cidade de Bocaina, de onde os jovens saem inicialmente para estudar e/ou trabalhar.

O Censo do IBGE mostra que a idade mediana da população do Piauí é 34 anos, ou seja, metade dos residentes no estado está acima daquela idade e a outra metade, abaixo.
Mas em 95 municípios do Piauí (42% das cidades existente) o número de pessoas com idade mediana acima da registrada no Estado.
Em Bocaina, metade das pessoas têm mais de 41 anos de idade. É a cidade “mais velha” do Piauí por medida em que se separa a metade mais jovem da metade mais velha da população.
Por essa mesma forma de medir a idade mediana, a cidade “mais jovem” do Piauí é Baixa Grande do Ribeiro, onde metade da população tem acima de 26 anos e outra metade abaixo disso.

O IBGE revela com base nos dados do Censo Demográfico de 2022 que 11 em cada 100 piauienses tem 65 anos ou mais de idade.
Isso significa que é preciso que governos e empresas estejam atentos a esse público.
Mas não é exatamente o que está acontecendo, não é?

O Piauí é o nono estado do país com população mais idosa, sendo o segundo do Nordeste nesta condição.
Então, é bom que os governos estadual e municipais estejam atentos à necessidades dessa população.
Uma pergunta sobre isso: quantos médicos geriatras existem no Piauí? Não sabemos quanto, mas sabemos que o número dos especialistas em saúde de idosos é menor que o necessário

O IBGE também capturou uma informação relevante: algumas cidades do Piauí tiveram gigantescos índices de envelhecimento da população, uma delas, São Félix do Piauí, mais que dobrando o número de idosos entre o Censo 2022 e o Censo 2010.
Por que razão essas cidades estariam tendo um aumento muito grande do número de pessoas velhas na população?

As cidades com maior taxa de envelhecimento (São Félix do Piauí, Bocaina, Jatobá do Piauí, Floresta do Piauí e Patos do Piauí) são também municípios com redução de população nos últimos dez anos.
Em todas essas cidades há uma fuga de jovens em busca de oportunidades fora de seu lugar de origem.
Isso evidentemente que cria um desequilíbrio e amplia a idade média das populações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.